Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Tecnologia ajuda a diagnosticar o aneurisma e prevenir o AVCH

Imagine o cérebro como um grande jardim irrigado por várias mangueiras. Essas mangueiras são as estruturas vasculares que levam o sangue e oxigenam o cérebro. Com o tempo, algum trecho de uma dessas mangueiras pode ter as paredes enfraquecidas e criar um pequeno bolsão. Na literatura médica esse bolsão recebe o nome de aneurisma cerebral.
Voltemos ao nosso jardim hipotético: se uma mangueira rompe entre as plantas de um jardim nada de mais acontece. Agora, no cérebro, a hemorragia pode ser fatal. Neste momento, o aneurisma cede lugar ao acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH), o popular derrame.
Aí vem a pergunta, como prevenir o aneurisma e, por tabela, o AVCH?
Em linhas gerais, a melhor forma de prevenir o derrame hemorrágico é controlar a pressão arterial, evitar o tabagismo e o consumo abusivo do álcool, ao longo da vida. O problema é que diversas patologias podem levar ao AVCH, a maioria delas assintomáticas, ou seja, o paciente pode passar a vida inteira sem saber que pode vir a ter este tipo de derrame algum dia.
Uma dessas patologias é justamente o aneurisma cerebral, que deve ser considerado como doença adquirida, a partir da combinação de fatores estruturais e hemodinâmicos.
“Ao longo da vida, dilatações focais podem ocorrer em áreas de fragilidade da parede arterial, secundárias ao fluxo sanguíneo constante naquela região, com formação de aneurismas, que podem ou não romper, a depender principalmente de suas dimensões, velocidade de crescimento e localização”, explicou a médica radiologista na Santa Casa de Maceió, Juliana Simon Petruceli.
Como o aneurisma também é assintomático, a grande maioria dos pacientes descobre sua presença de forma incidental ou seja em exames solicitados para avaliação de diversas patologias, como cefaleias (dor de cabeça), convulsões, casos de demência entre outras.
“Ao se examinar tais pacientes por meio de ressonâncias ou tomografias de crânio, o médico pode encontrar ocasionalmente o aneurisma”, comentou o médico radiologista na Santa Casa de Maceió, Rodrigo Benning Araújo Pinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames