Programas de residência na Santa Casa orientam médicos para prova de títulos
Na opinião do otorrinolaringologista Marcos Melo, além das atividades práticas, o estímulo à pesquisa científica é fundamental na formação do médico residente. No programa de Otorrinolaringologia são promovidas reuniões científicas mensais onde são discutidas condutas visando beneficiar futuros pacientes.
Outra missão da Residência Médica na Santa Casa de Maceió, esta não obrigatória, é a preparação do residente para a prova de título de especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. “Semanalmente discutimos temas abordados na prova de título de especialista, pois, de nada vale habilidade cirúrgica sem conhecimento teórico e conhecimento teórico sem ética. De nada valem os três princípios anteriores se o médico não souber aplicá-los de forma humana. Educamos nossos residentes para saberem integrar esses princípios”, complementou.
O programa de Cirurgia Oncológica, iniciado em 2015, já deu largos passos no campo do ensino e pesquisa neste curto espaço de tempo. Nada menos que nove trabalhos foram apresentados no Congresso Brasileiro da Sociedade de Cirurgia Oncológica em outubro de 2015.
Em outra frente, o Serviço de Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Maceió ingressou num projeto de pesquisa em parceria com o Hospital de Câncer de Pernambuco.
“O programa prioriza a formação técnica, com o refinamento cirúrgico; e científica, com atualização nas condutas do tratamento do câncer, além da formação ética e humana”, finalizou o supervisor do programa o cirurgião Aldo Barros.
Deixe uma resposta