Santa Casa de Maceió realiza simulação de atendimento a desastres neste sábado (19)
A Santa Casa de Maceió realiza neste sábado (19) a primeira simulação do PAD (Plano de Atendimento a Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas). Como se trata de um simulado, o horário e o tipo de acidente não foram revelados pela organização do treinamento. Assim que for acionado o plano, todos colaboradores envolvidos serão convocados a comparecer ao complexo-sede do hospital, onde receberão coletes de identificação e assumirão seus postos previamente definidos.
Numa situação real de desastre, os pacientes devem recorrer inicialmente ao Hospital Geral do Estado, já que este serviço de saúde é considerado “porta aberta” nesses casos. Ocorrendo a superlotação da unidade nos momentos seguintes ao desastre, o plano poderá ser ativado e a Emergência 24 Horas passará a receber pacientes mesmo não sendo referência primária para este tipo de atendimento. A simulação do PAD prepara os diversos times de profissionais da instituição para compartilhar instalações e serviços e oferecer uma resposta imediata aos reflexos do desastre junto à população.
O PAD será testado periodicamente através de exercícios simulados com a equipe multidisciplinar da Santa Casa de Maceió, estabelecendo uma cadeia de comando e todo um fluxo de trabalho, que começa no acionamento do plano, mantém-se ativo durante a assistência às vítimas e encerra-se quando o fluxo de pacientes é normalizado.
Nesse primeiro simulado serão observados diversos aspectos, entre eles o tempo de resposta das várias equipes envolvidas no plano. Atores representarão o papel de vítimas, familiares e jornalistas. Todo trabalho será acompanhado por observadores, que realizarão a devolutiva aos participantes no auditório da Santa Casa de Maceió após a desativação do plano.
Deixe uma resposta