Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió saúda seus 33 novos médicos residentes

Provedor Humberto Gomes de Melo abre aula inaugural da Residência Médica

Provedor Humberto Gomes de Melo abre aula inaugural da Residência Médica

A Santa Casa de Maceió promoveu nesta terça (01) o encontro de boas-vindas aos 33 novos médicos residentes da instituição. Conforme explicou o presidente da Comissão de Residência Médica, o ortopedista Antonio Alício, a residência médica é uma especialização com treinamento em serviço sob a supervisão de preceptores e a chancela do Ministério da Educação (MEC). O curso varia de dois a três anos, de acordo com a especialidade.

Realizado no auditório Sizenando Nabuco, no centro de estudos da Santa Casa de Maceió, o encontro contou com a presença do provedor Humberto Gomes de Melo; do médico decano Duílio Marsíglia; do oncologia Marcos Davi (representando a Mesa Administrativa), e do próprio Antonio Alício (Coreme).

Articulado pela cardiologista Maria Alayde Rivera, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa da instituição, o evento contou ainda com a presença do médico cirurgião Euclides da Cunha (membro da Mesa Administrativa da Santa Casa de Maceió), do professor Carlos Henrique (coordenador da Faculdade de Medicina do Cesmac), além de preceptores e dos novos residentes.

Segundo Alayde Rivera, a turma 2016 do Programa de Residência Médica possui médicos oriundos do Ceará, de Pernambuco, da Paraíba e de Alagoas, reunindo este último contingente 20 dos 33 novos residentes. O grupo possui médicos de João Pessoa, Souza e Campina Grande (PB); Crato, Juazeiro e Fortaleza (CE); Recife (PE); Maceió e Arapiraca (AL).

Na abertura, Alayde Rivera fez um breve histórico sobre o Programa de Residência Médica (PRM) da Santa Casa de Maceió saudando cada um dos médicos.

Nos vários discursos da aula inaugural, um tema em comum: a importância da humanização na relação médico-paciente; da dedicação pessoal de cada um em ampliar seus conhecimentos sob a orientação dos preceptores e no interesse em investir em pesquisa.

“A provedoria está aberta aos residentes para receber e atender suas demandas”, disse o provedor Humberto Gomes de Melo enfatizando o interesse da instituição em investir continuamente no Programa de Residência Médica e confirmando sua vocação histórica como hospital de ensino e pesquisa.

Já o ortopedista Antonio Alício lembrou que a Santa Casa de Maceió bancou sozinha os custos com o PRM durante muitos anos até ser reconhecida pelo MEC como Hospital de Ensino. Ele destacou que o apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa tem sido fundamental para a atuação e aprendizado dos residentes.

O oncologista Marcos Davi destacou o caráter humanístico da Residência Médica na Santa Casa de Maceió, que transmite e pratica a ideia de que a assistência humanizada deve ser igualitária para conveniados, particulares e pacientes do SUS. “Trate seu paciente como gostaria de ser tratado”, resumiu Marcos Davi.

Já o médico Duílio Marsiglia convidou a todos para que apresentem, no próximo ano, artigos científicos para publicação na revista médica do centro de estudos e o professor Carlos Henrique (Cesmac) solicitou aos novos residentes que apóiem os alunos do Curso de Medicina do Cesmac, quando tiverem inicio as aulas práticas.

A aula inaugural contou com a palestra do médico oncologista Paulo Duprat, ex-residente da Santa Casa de Maceió e atual mestre em cuidados paliativos pelo IMIP (PE). Em 2009, Duprat ingressou na segunda turma do Programa de Clínica Médica da Santa Casa de Maceió e hoje foca suas atenções nos cuidados paliativos, atuando no quadro clínico da Santa Casa de Maceió.

“Na Santa Casa, o residente não é mão-de-obra barata, é um médico cursando uma especialização sobre orientação e supervisão de um preceptor. “Aqui 80% do curso é prática e os 20% teóricos não se resumem a sala de aula, mas a encontros, pesquisas, apresentações entre outros”, enfatizou Duprat.

Médico oncologista Paulo Duprat, ex-residente da Santa Casa de Maceió e atual mestre em cuidados paliativos pelo IMIP (PE)

Médico oncologista Paulo Duprat, ex-residente da Santa Casa de Maceió e atual mestre em cuidados paliativos pelo IMIP (PE)

Cardiologista Maria Alayde Rivera, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió

Cardiologista Maria Alayde Rivera, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió

Carlos Henrique Tavares, coordenador da Faculdade de Medicina do Cesmac

Carlos Henrique Tavares, coordenador da Faculdade de Medicina do Cesmac

FOTO-8IMG_7655 IMG_7651 IMG_7644 IMG_7636

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames