TV SANTA CASA: Simulação do Plano de Atendimento a Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas

O portal da Santa Casa de Maceió postou na manhã desta terça (12) a videorreportagem sobre a primeira simulação do Plano de Atendimento a Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas também conhecido pela sigla PAD. Assim que o plano foi acionado, todos colaboradores envolvidos deixaram seus afazeres domésticos e sua folga no final de semana para comparecerem ao complexo-sede do hospital, no Centro da capital alagoana, onde receberam coletes de identificação e assumiram seus postos previamente definidos.

Numa situação real de desastre, os pacientes devem recorrer inicialmente ao Hospital Geral do Estado, já que este serviço de saúde é considerado “porta aberta” nesses casos. Mas, ainda assim, o hospital possui um plano para ajudar o HGE em caso de superlotação da unidade em desastres emergenciais de grandes proporções.

O treinamento envolveu todo o hospital com ênfase na Emergência 24 Horas, onde foram atendidos atores atuando como vítimas de acidente e familiares. Também foi testado o atendimento à mídia, com atores no papel de jornalistas. A simulação do PAD prepara os diversos times de profissionais da instituição para compartilhar instalações e serviços e oferecer uma resposta imediata aos reflexos do desastre junto à população.

O PAD define uma cadeia de comando e todo um fluxo de trabalho, que começa no acionamento do plano, mantém-se ativo durante a assistência às vítimas e encerra-se quando o fluxo de pacientes é normalizado.

Nesse primeiro simulado foram observados aspectos como o tempo de resposta das várias equipes envolvidas. Todo trabalho foi acompanhado por observadores, que realizaram a devolutiva aos participantes no auditório da Santa Casa de Maceió após a desativação do plano.