O que significam os componentes da tabela nutricional?
Você já deve ter lido o rótulo de embalagens e se deparado com expressões como “gordura trans”, “gorduras totais”, “sódio”, “proteína” entre outros. Mas o que representam para sua nutrição essas palavras. A nutricionista da Santa Casa de Maceió Iasmyn Guimarães Rocha explica cada uma delas.
Valor Energético: quantidade de energia produzida pelo nosso corpo a partir do consumo de carboidratos, proteínas e gorduras.
Carboidrato: principal fonte de energia para o corpo. Encontrado principalmente em arroz, massas, pães, farinhas, bolos, biscoitos, açúcar, mel, batata, mandioca, doces, entre outros. Evite alimentos que possuam como primeiros ingredientes açúcar, sacarose, mel, melaço ou outras formas de açúcar (maltose, lactose, glicose, frutose, dextrose, xarope de açúcar invertido).
Proteína: usada para a constituição e manutenção dos órgãos, pele, cabelo, células, entre outros. Esse nutriente pode ser encontrado nos seguintes alimentos: carnes, ovos, leite e derivados, e leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico)
Gorduras Totais: nutrientes que fornecem maior quantidade de energia e ajudam na absorção de vitaminas A, D, E e K. Alimentos ricos com esse nutriente (manteiga, margarina, sorvete, chocolate, frituras, óleo, entre outros) devem ser consumidos com moderação.
Gorduras Saturadas: são as gorduras contidas em alimentos de origem animal (carnes, queijos, leite integral, manteiga, entre outros). Consuma moderadamente, pois, em excesso, pode desenvolver aumento do colesterol e doenças cardiovasculares.
Gordura Trans ou Ácido Graxo Trans: essa gordura está presente nos alimentos industrializados que utilizam gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação, como biscoitos, sorvetes, salgadinhos, entre outros. Esse tipo de gordura deve ser evitada, pode aumentar o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, pode aumentar no sangue as taxas de colesterol total e LDL e reduzir o nível de HDL. O ideal é consumir menos de 2 gramas por dia.
Fibra Alimentar: nutriente importante para melhorar o funcionamento do intestino, no controle da saciedade, do colesterol e da glicose. Encontrada em frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
Sódio: mineral presente no sal e alimentos industrializados, cujo consumo deve ser moderado, pois, em excesso, pode aumentar a pressão arterial e a retenção de líquidos no corpo. Evite produtos com mais de 4000 mg de sódio em 100g do alimento ou 7% do valor diário de referência (%VD); e alimentos nos quais os primeiros ingredientes do alimento são sal, cloreto de sódio ou glutamato monossódico ou bicarbonato de sódio.
Deixe uma resposta