Vídeos mostram as práticas assistencias padrão (ROPs) adotadas na Santa Casa de Maceió
A Gerência de Marketing produziu uma série de vídeos sobre cada uma das 20 primeiras ROPs implantadas na Santa Casa de Maceió. Os vídeos estão disponíveis na intranet e no portal da instituição.
Mas, o que significa ROP?
É uma sigla em inglês que diz: Required Organizational Practice.
Em bom português, numa tradução rápida, ROP significa: Práticas Organizacionais Exigidas, mas há quem prefira chamar as ROPs de boas práticas assistenciais ou ainda práticas assistenciais padrão.
E o que são as ROPs?
ROP é um conjunto de diretrizes voltadas para as boas práticas da assistência ao paciente. Cada ROP define as diretrizes que a instituição deve seguir em áreas específicas.
Veja o caso da ROP da higienização das mãos, a primeira difundida dentro dos esforços da instituição para alcançar a acreditação internacional Qmentum.
A ROP da Higienização das Mãos elenca as providências que devem ser observadas por todos os colaboradores e pela gestão da instituição.
Esta ROP detalha, por exemplo, que devem estar disponíveis nos setores itens como álcool gel, dispositivos para higienização, pias etc.
A ROP estabelece ainda a técnica adequada de higienização, as rotinas prevendo esse procedimento, além de iniciativas de divulgação da mesma. Por fim, a ROP define o teste de conformidade da própria ROP.
Ficou curioso? Confira as ROPs disponíveis em vídeo:
Reconciliação Medicamentosa na Admissão
Medicamentos de Alta Vigilância
Reconciliação Medicamentosa como Prioridade Estratégica
Administração Oportuna de Antibióticos Profiláticos
Prevenção de Úlcera por Pressão
Papel da Família e Paciente nos Cuidados
Treinamento em Bomba de Infusão
Transferência de Informação nas Transições do Cuidado
Deixe uma resposta