Santa Casa investe em eficiência energética e reduz consumo de eletricidade

Coordenador da Manutenção da Santa Casa de Maceió Antonio Carlos Chagas

Prosseguindo os esforços para alcançar um alto índice de eficiência energética, a Santa Casa de Maceió iniciou um programa de racionalização no consumo de eletricidade, cujo mérito é ter alcançado reduções expressivas nos últimos 12 meses.

Neste sentido, o hospital alagoano reduziu sua “conta de luz” de R$ 529 mil em janeiro de 2016 para cerca de R$ 386 mil agora em dezembro. Analisando apenas o consumo em kilowatt/hora, houve uma retração de 840kw/h para um patamar abaixo dos 695 kw/h em meses como em setembro e junho (ver gráfico).

Qual o segredo? Quem responde é o coordenador da Manutenção da Santa Casa de Maceió Antonio Carlos Chagas. O primeiro passo foi a implantação da gestão em eficiência energética com a consultoria de uma empresa especializada que realizou estudos para mudança de bandeira tarifária.

“A comprovar junto à distribuidora de energia que algumas unidades do hospital tinham um perfil de carga que não se adaptava à atual bandeira tarifária (verde), fomos reposicionados para a bandeira azul, o que se traduziu em menos custo”, explicou Antonio Carlos.

Outra iniciativa foi o início da substituição das 8.390 lâmpadas convencionais pelas modernas lâmpadas LED. Iniciado em 2016, o projeto já alcançou 10% do total de lâmpadas, dos quais 80% na Santa Casa Farol e 6% no complexo-sede. A meta é que a substituição das lâmpadas em todas as unidades seja concluída até 2017.

Outra ação importante, que teve início na Santa Casa Farol, é o acionamento do gerador de energia no horário de pico, das 17h30 às 20h30, no lugar do fornecimento da rede pública de energia, como ocorre em muitas empresas no País. O custo do gerador acaba saindo bem menor.

A substituição de elevadores antigos por modernos equipamentos no hospital Álvaro Peixoto e na unidade Rodrigo Ramalho também integra a lista de ações focadas na eficiência energética. Somente este item gerou uma economia de energia de 30% a 40% se comparado com os modelos desativados. Liste-se ainda a adoção de sensores de presença, o aproveitamento da luz natural nas novas construções do hospital e investimentos no sistema de ar condicionado central.