Santa Casa trata resíduos com responsabilidade ambiental
A Santa Casa de Maceió deu mais um passo em relação ao seu compromisso com a responsabilidade ambiental, um dos pilares da governança corporativa moderna. Ao implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS), a instituição garantiu a segurança ecológica do descarte de resíduos hospitalares considerados nocivos.
Nesse grupo estão materiais contaminantes, infectantes, perfuro-cortantes e quimioterápicos, que desde 1999 são transportados por empresas especializadas e submetidos ao processo de incineração a altas temperaturas.
Desde novembro último, todo o resíduo incinerado deixou de seguir para aterros sanitários em Pernambuco e vem sendo descartado no novo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), instalado por uma empresa privada no município de Pilar.
O mesmo vem ocorrendo com o lixo comum, produzido em grande parte pelas áreas administrativas e de apoio do hospital, que deixou de ser depositado no aterro público da região do Benedito Bentes e também vem sendo depositado no CTR.
“Ao longo dos anos, a Santa Casa de Maceió vem aperfeiçoando o trabalho de redução dos impactos operacionais no meio ambiente, garantindo a destinação segura dos resíduos gerados no hospital, bem como atendendo às exigências dos órgãos fiscalizadores. Desta forma, consolidamos a visão da melhoria continua dos processos e atendemos à política socioambiental”, finalizou Romualdo Barbosa, coordenador administrativo da Hotelaria da Santa Casa de Maceió.
Deixe uma resposta