Santa Casa de Maceió dobra programas de Residência Médica em cinco anos
Clique na foto e conheça os formandos:
A ampliação e o crescente interesse pelos programas de residência médica da Santa Casa de Maceió resgatam e confirmam a vocação da instituição como hospital de ensino em Alagoas. O comentário do provedor Humberto Gomes de Melo ocorreu na solenidade de formatura da 11ª turma de Residência Médica realizada nesta quinta (16).
A expansão da Residência Médica pode ser medida pelo número de programas oferecidos pela instituição, que dobrou nos últimos cinco anos somando hoje 15 especialidades médicas, e pelo aumento no numero de candidatos, que saltou de 238 inscritos em 2016 para 286 este ano. De 2005 a 2017 a instituição já entregou à sociedade 92 especialistas.
A Santa Casa de Maceió consolidou sua essência como hospital-escola com sua parceria com o Centro Universitário Cesmac e como Hospital de Ensino referendado pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo o provedor Humberto Gomes de Melo, uma das qualidades que mais se destaca na Residência Médica é o caráter humanista da pós-graduação e sua importância na formação dos médicos.
O presidente da Coreme Antonio Alício reforçou o pensamento do provedor ao frisar que “a Residência Médica da Santa Casa de Maceió se baseia no tripé ética, humanismo e aprendizado técnico, cuja interação visa o bem estar do paciente e nasce, sobretudo, da relação entre preceptores e residentes.
“Nenhum livro ensina o que aprendemos aqui, porém o que diferencia a Santa Casa de Maceió é a relação amistosa e saudável entre chefes de serviço e residentes, onde o referencial é o respeito mútuo e o foco no aprendizado”, resumiu o formando Gleydson Lima dos Santos, da Otorrinolaringologia.
Deixe uma resposta