Artigo: GEASC, um grupo de suporte ao Envelhecimento Ativo
Geraldo Pessoa Liberal
Você conhece o Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa-GEASC?
É um grupo de homens e mulheres envelhecentes que se reúne semanalmente (às segundas-feiras) no auditório do Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia de Maceió para ouvir e discutir temas, os mais variados, pertinentes ao envelhecimento.
É uma atividade voltada a transmitir informações, com linguagem compreensível e fácil, motivando os idosos às práticas e hábitos saudáveis, a fim de obterem uma melhor qualidade de vida bem como orientações para prevenção de acidentes, distúrbios funcionais e doenças diversas.
Esta é mais uma AÇÃO das várias desenvolvidas pela Santa Casa em favor dos idosos. Tem apoio irrestrito do provedor Dr. HUMBERTO GOMES e do diretor médico Dr. Artur Gomes Neto. Integra o Núcleo de Geriatria e Gerontologia, hoje, sob a direção da geriatra Helen Arruda Guimarães.
Está no oitavo ano de seu funcionamento e tem sido um sucesso na aceitação por parte das pessoas idosas que são o seu público alvo. As inscrições são abertas na primeira e segunda semana de fevereiro, (só às segundas-feiras) e o início das atividades tem sido na terceira semana do mês do menor mês do ano. A duração é de 9 meses (fevereiro a novembro).
Não são cobradas taxas nem para se inscrever tampouco para acesso às palestras. E ainda, a Santa Casa oferece gratuitamente um lanche, após as palestras. Aos participantes com no mínimo 2/3 de frequência é assegurado um “Certificado de Participação”.
O que se pretende?
A SOCIALIZAÇÃO dos idosos, a prevenção de doenças, a formação de hábitos como: prática de exercícios físicos; alimentação saudável; motivação à leitura; práticas de estimulação cognitiva e conhecimento dos diversos órgãos e sistemas do corpo humano bem como ocasionais distúrbios.
Os palestrantes são médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas, advogados, assistentes sociais, odontólogos, neurologistas e outros. Todos são COLABORADORES VOLUNTÁRIOS. Tratam de temas relacionados à função, funcionamento e envelhecimento dos diversos órgãos e sistemas do corpo humano; distúrbios funcionais, psicológicos; nutricionais; medicina complementar; espiritualidade; políticas públicas praticadas em defesa do Idoso e respectivos órgãos gestores e outros assuntos atuais do interesse do Grupo.
A título de amostragem, seguem alguns temas estudados:
1 – Envelhecimento Ativo —O que é ? e como conseguir envelhecer ativamente
2 — Aspectos Psicológicos do Envelhecimento
3 — Luto e Depressão
4 — Medicina Complementar: Hernoterapia e Fitoterapia
5 — Aptidão Física e Desempenho Funcional no Envelhecimento;
6 —Saúde Bucal do Idoso Ativo — Função e Estética;
7 — Problemas com a Audição do Idoso;
8 — O Idoso e a necessidade de Imunização; Direitos do Idoso;
9 — Distúrbios visuais no Idoso;
10 —Os Direitos Previdenciários do idoso;
11 — Prevenção de Doenças Pulmonares;
12 — Direitos do Consumidor Idoso; Espiritualidade: Uma Técnica Contemporânea de Envelhecer Ativamente;
13 —Envelhecimento e alterações na Comunicação e Deglutição;
14 — A Nova Lei da Empregada Doméstica;
15 —Envelhecimento Cardio-Vascular ;
16 — Armadilhas do Ambiente;
17 — Cuidados Especiais com a Alimentação do Idoso;
18 — Hábitos Intestinais;
19 — Prevenção de Doenças Neopfásicas;
20 — diabetes e Hipertensão;
21 — Benefícios do Pilates para o Idoso;
22 — Equilíbrio e Postura;
23 — Cuidados Práticos e Primeiros Socorros;
24 — Prevenção de doenças Ósteo-Articulares;
25 — Cognição, Memória, Demências;
26 —Prevenção de doenças do Aparelho digestivo;
27 — Prevenção de Incontinência Urinária e Fecal;
28 — Alterações do Sono na V&Ni.-_-e;
29 —Cuidados Paliativos e muitos outros que sejam atuais e do interesse do grupo. Este ano tivemos palestra do Coordenador da Defesa Civil do Estado sobre Aedes Aegipty , sobre a Pastoral do Idoso entre outros.
Além das palestras desenvolvemos algumas atividades extra-grupo com a ajuda de algumas parcerias: projeto Inclusão Digital, atividade transformadora que leva o idoso para o mundo digital (parceria com a UNCISATI); Equilíbrio e Postura (parceria com o GEPE/CESMAC); Oficinas de Arte (atualmente desativada por falta de local) em parceria com voluntários da UNCISATI.
Quais os resultados esperados?
✓ Diminuição de atendimento em serviços de urgência de idosos com complicações decorrentes de doenças crônicas não controladas, que frequentemente, atingem a população idosa;
✓ Diminuição do número de QUEDAS e suas consequências, na população alvo;
✓ Melhor qualidade de vida para os idosos;
Com esta Ação, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, além de cada vez melhor atender à Responsabilidade Social da Empresa, se torna referência em cuidados com o idoso, procurando atender as demandas atual e futura daqueles que ultrapassaram a sexta décadas de vida .
Parabéns a todos que compõem a Provedoria, os Conselhos, os gestores, executivos e profissionais de todas as áreas, principalmente aos geriatras e gerontólogos, pela visão empresarial.
(*) É professor e coordenador do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió.
Deixe uma resposta