Projeto Mama: evento alerta para o checkup periódico e para a relação entre câncer bucal e o vírus HPV
A odontóloga Fernanda Mota, com o tema “Câncer bucal versus HPV”, e a ginecologista Josenete Marques, “Cuidados ginecológicos”, foram as convidadas deste mês do Projeto Mama.
A odontóloga Fernanda Mota explicou que o HPV é transmitido por contato sexual, inclusive por sexo oral sem proteção. Trata-se da doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. No entanto, o HPV é um vírus muito “lento”, segundo ela, podendo levar até 10 anos para se manifestar.
“Um detalhe importante é que nem todas as pessoas que tiveram contato com um portador desenvolverão a doença. Muito menos o câncer, por isso o ideal é prevenir-se para evitar o contágio sexual”, orienta.
Já a ginecologista Josenete Marques abordou a importância dos cuidados ginecológicos na prevênção de diversas doenças, com ênfase no câncer. Ela lembrou que a visita ginecológica é o momento de fazer as perguntas ao médico sobre a função e anatomia reprodutiva e sexual, incluindo até mesmo as práticas de sexo seguro, como o uso de preservativos para minimizar os riscos de doenças sexualmente transmissíveis.
A literatura médica prevê que as mulheres façam uma avaliação ginecológica a cada ano a partir de aproximadamente 13 a 18 anos de idade. O exame pélvico geralmente não é feito antes dos 21 anos de idade, a menos que haja um problema, como menstruação irregular, dor pélvica ou secreção vaginal.
Em adolescentes sexualmente ativas, o médico faz exames para doenças sexualmente transmissíveis, às vezes, sem fazer um exame pélvico. Exames pélvicos são recomendados para todas as mulheres a partir dos 21 anos. No entanto, a mulher pode conversar com seu médico se esses exames precisam ser iniciados nessa idade. Além disso, aos 21 anos, a maioria das mulheres deve começar a fazer exames para detectar câncer do colo do útero, como o Papanicolau, e o exame de mama, principalmente se houver casos de câncer de mama na família.
O Projeto
Os encontros do Projeto Mama destinam-se a pessoas que se interessam pelo tema ou têm alguém na família em tratamento, a pacientes que já venceram a luta contra o câncer ou que estejam em tratamento.
O encontro ocorrerá nesta segunda-feira (28), às 8h, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, no centro da capital alagoana. Mais informações pelo telefone 2123-6037.
O Projeto Mama nasceu para difundir informações sobre prevenção e tratamento de doenças que afetem a mama, dentre elas o câncer.
O grupo batizado Mulheres Vencedoras reúne mensalmente pacientes ou não da instituição, além de homens e mulheres interessados no tema.
Participam voluntariamente da iniciativa profissionais de diversas áreas, como nutricionistas, oncologistas, radioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros.
A iniciativa conta com o apoio e o suporte da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que providencia o lanche para os participantes. Os encontros do Projeto Mama ocorrem sempre na última segunda-feira do mês.
Deixe uma resposta