Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Pesquisa: médico alagoano comprova que meia de compressão deve ser EPI

Cirurgião vascular José Tenório de Albuquerque apresenta tese de doutorado em universidade argentina

O uso de meia de compressão graduada por trabalhadores que passam muito tempo em pé proporciona qualidade de vida e previne a progressão de varizes. Essa foi a conclusão de recente pesquisa realizada na Santa Casa de Maceió e apresentada em Buenos Aires (Argentina) pelo cirurgião vascular José Tenório de Albuquerque.

A insuficiência venosa de membros inferiores, como os médicos denominam a patologia, é uma das 20 causas de afastamento do trabalho (absenteísmo), o que traz sérios prejuízos para governos e empresas.

Para quem tem o problema, as varizes podem dificultar a realização de atividades domésticas, sociais e desportivas, levando a pessoa ao sedentarismo e, por conseguinte, a outras doenças.

“O único organismo que durante a evolução ficou em posição ereta foi o homem. Esse fato trouxe reflexos positivos ao desenvolvimento da raça humana, porém, também trouxe reflexos negativos. Somos os únicos a contrair varizes nos membros inferiores, seja por conta da herança genética, seja pelo peso do corpo pressionando as pernas e, por tabela, as veias, dilatando-as”, explicou o médico alagoano José Tenório de Albuquerque.

A defesa de tese de doutorado “Importância da meia de compressão graduada na prevenção da insuficiência venosa” analisou dois grupos de colaboradores da Santa Casa de Maceió cuja rotina laboral é trabalhar em pé, o que inclui seguranças, profissionais do centro cirúrgico entre outros.

Foram selecionados profissionais que apresentam varizes com nível de 0 a 3 (graduação que vai de 0 a 6 dentro da classificação clínica CEAP). Foram excluídos da pesquisa gestantes, colaboradores que tiveram trombose e aqueles com CEAP de 4 a 6.

Um grupo de 100 colaboradores recebeu meias de compressão graduada para uso durante o trabalho. O segundo grupo, também formado por 100 pessoas, não recebeu meias, servindo de grupo de controle para análise comparativa.

Os dois grupos foram acompanhados durante seis meses, com os participantes assumindo o compromisso de responder ao questionário Venosquil, ferramenta criada por pesquisadores ingleses para auferir a qualidade de vida do funcionário após o trabalho.

Os colaboradores que usaram meias relataram ter mais disposição para fazer outras atividades após o trabalho, assim como não apresentaram progressão das varizes para outros níveis mais graves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames