SUS: Santa Casa é 25º em internação oncológica no País, diz relatório

A Santa Casa de Maceió continua sendo o hospital que mais assiste pacientes SUS em Alagoas, principalmente na área oncológica, diz Datasus. Os números constam do Relatório Anual da instituição apresentado aos membros da Irmandade da Santa Casa de Maceió.

Somente em 2017, a Oncologia registrou 3.926 internações (clínicas e cirúrgicas), correspondendo a 54% do total de Alagoas, posicionando a Santa Casa como a 25ª instituição hospitalar que mais internou pacientes oncológicos pelo SUS, no Brasil, dentre 2.232 estabelecimentos especializados.

A permanência desses pacientes oncológicos foi de 20.455 dias, representando 31,5% da ocupação dos leitos do SUS nas várias unidades da Santa Casa de Maceió em 2017.

Na Obstetrícia, a Santa Casa Nossa Senhora da Guia realizou 4.659 partos e manteve o posto de maternidade que mais realizou partos em Alagoas no ano passado, tendo sido responsável por 11% do total realizado em Alagoas e 26% do que foi realizado em Maceió. Desse total, 53,5% (ou 2.493 partos) foram normais.

“Mais importante que números, é manter a excelência e a assistência humanizada tanto aos pacientes SUS como de convênios e particulares”, finalizou o provedor Humberto Gomes de Melo.