Conselho de Saúde confirma normalidade na Cardiologia SUS da Santa Casa de Maceió
A diretoria do Conselho Estadual de Saúde (CES), acompanhada por representantes do Conselho Municipal de Saúde de Maceió, visitou nesta quarta-feira (20) o Serviço de Cardiologia da Santa Casa de Maceió e comprovou que o atendimento pelo SUS continua funcionando normalmente.
“A comitiva visitou o setor de cardiologia da Santa Casa e constatou que o setor está funcionando normalmente, tanto no atendimento clínico, quantos nas cirurgias e exames”, escreveu a assessora do Conselho Estadual de Saúde, a jornalista Elza Amaral, em matéria veiculada após a visita. Os membros do conselho ainda irão produzir um relatório sobre a visita.
Transparência
A convite do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jesonias da Silva, diretores e cardiologistas da Santa Casa de Maceió estiveram reunidos na sede do colegiado na segunda-feira (18), quando foram prestados esclarecimentos sobre o Serviço de Cardiologia da Santa Casa.
Na oportunidade ficou definido que membros da diretoria do CES iriam visitar a Santa Casa de Maceió, o que ocorreu na última quarta-feira, para checar supostas denúncias de que pacientes cardíacos do SUS estariam sendo prejudicados.
Uma série de notícias falsas, replicadas em blogs de notícias e redes sociais, levaram ao desespero muitos pacientes da Santa Casa de Maceió que tinham consultas e cirurgias cardíacas agendadas pelo SUS.
Uma comitiva formada por dez conselheiros comprovou a normalidade do Serviço de Cardiologia SUS, incluindo as cirurgias cardíacas, os procedimentos da Hemodinâmica e o atendimento na Unidade de Terapia Intensiva e na Unidade Coronariana. Acrescentem-se ainda as consultas ambulatoriais nos dois complexos destinados ao SUS, no caso a Santa Casa Poço e o novo Centro Médico Duílio Marsiglia.
Um dos conselheiros destacou o fato de que a moderna UTI, que atende os pacientes particulares e de convênios, assiste também aos pacientes do SUS. Também impressionou a qualidade das instalações do Centro Médico Duílio Marsiglia, que deixa no passado a visão negativa ainda vinculada ao SUS.
Deixe uma resposta