Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Almoço com o Provedor destaca 4º Ciclo de Coaching e ações da unidade de geriatria

Líderes recebem certificado do 4º Ciclo de Coaching

O Almoço com o Provedor desta semana reuniu as nove lideranças formadas na quarta turma de coaching, realizada pela Gerência de Gestão de Pessoas. Após o almoço, o provedor entregou a cada um o certificado de conclusão e parabenizou a coordenadora de Gestão de Pessoas, Gilvanete Pereira, pelos resultados obtidos com mais uma turma de coaching.

Junto com o provedor Humberto Gomes de Melo e sua esposa Rosinete Mendonça de Melo, estiveram presentes o diretor médico Artur Gomes Neto, o diretor administrativo-financeiro Dácio Guimarães, os superintendentes Carlos André de Mendonça Melo (Engenharia e Infraestrutura) e Severino Moura (Produção, Assistência e Suprimentos), além do gerente Sílvio Melo (Gestão de Pessoas).

Saudada pelo provedor Humberto Gomes de Melo, um dos destaques do encontro foi a iniciativa da supervisora Isabella Nobre Alencar (unidade de geriatria Santa Ana e São Joaquim). Com o apoio do geriatra Davi Albuquerque, Isabella programou dois dias de treinamento para sensibilizar sua equipe de 44 técnicos de enfermagem sobre o perfil do paciente atendido na unidade, majoritariamente formado por pessoas idosas.

“Reuniremos membros da equipe multiprofissional da Santa Casa de Maceió para encontros de educação continuada, cada um apresentando aos nossos técnicos sua visão sobre como deve ser o atendimento ao idoso”, diz Isabella.

O provedor Humberto Gomes de Melo disse que esta iniciativa da Unidade Santa Ana e São Joaquim é um exemplo a ser seguido.

“A forma de atender os pacientes e os acompanhantes precisa ser humanizada. É preciso saudar acompanhantes e pacientes com um bom dia, explicar com gentileza as dúvidas, ser cordial, gentil, educado. São os detalhes no trato com as pessoas que fazem a diferença”, disse o provedor.

Sua esposa, a psicanalista Rosinete Mendonça de Melo, lembrou que as pessoas chegam fragilizadas ao hospital e, mais do que nunca, “precisam de toda a nossa atenção, cuidado e assistência. Ao ver todas as experiências apresentadas aqui, fruto do coaching, saio deste encontro revigorada.” Ela disse ainda que toda empresa deveria investir não somente na remuneração de seus colaboradores, mas principalmente na autoestima do profissional por meio desta iniciativa.

No Almoço com o Provedor, cada um dos participantes falou sobre os resultados e o impacto do projeto em suas vidas e na rotina profissional.

GERAH

A supervisora Simone Amorim (GERAH) destacou como aprendeu a ter mais autocontrole e como melhorou a relação com sua equipe de auxiliares administrativos, hoje espalhados por várias áreas da assistência. “Foi um aprendizado que vou levar por toda minha vida profissional.”

SCCD

Já Aline de Almeida, supervisora da Santa Casa Central de Distribuição, falou como implantou a filosofia dos 5S em sua unidade e, o mais importante, com a participação de todos. A iniciativa visou implantar um programa contínuo de organização do ambiente, separando o que é útil do que é desnecessário; padronizando rotinas, inclusive de limpeza; otimizando o uso de material etc.

Patrimônio

O coordenador Administrativo e Patrimonial, Clovis de Gouvea, destacou que o coaching traz autoconhecimento e provoca reflexos não somente no líder, mas também nos liderados e até na família, resultando em qualidade de vida no âmbito profissional e pessoal. Neste sentido, Clóvis diz que vem adotando estratégias para aproximá-lo de sua equipe por meio de cafés da manhã e otimizando a gestão do trabalho com o uso da ferramenta Trello. O aplicativo permitiu o compartilhamento e acompanhamento de tarefas, assim como a visualização de metas e prioridades.

Arquitetura

Na área de Engenharia e Infraestrutura, a arquiteta Fernanda Mendes frisou que o processo de mudança de comportamento deve partir de dentro de cada líder. “O coaching é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, disse a supervisora do setor de Arquitetura. Ela lembrou que um dos frutos do coaching foi a adoção da ferramenta Trelo, usada pela área de Patrimônio, que substituiu a planilha eletrônica e permitiu um melhor gerenciamento compartilhado dos projetos.

Hotelaria

Já o coordenador administrativo Romualdo Barbosa (Hotelaria) enfatiza que se antes do coaching observava seu setor do ponto de vista macro, após o coaching passou a enxergar o micro, ou seja, as pessoas, cada membro da equipe, o que permitiu aproximá-lo de seus liderados. “Aprendi a escutar cada um”, afirma. Outro resultado positivo foi a gestão do tempo, que levou a múltiplos reflexos em seu cotidiano.

Central de Órtese e Prótese

O supervisor administrativo Sérgio Ricardson (Central de Órtese e Prótese) destacou ser importante atuar como multiplicador dos conhecimentos obtidos no coaching. “Nunca devemos desistir. Devemos começar e recomeçar sempre. Sinto que mudei. Sinto que sou um líder melhor do que fui”, relatou Ricardson.

Santa Casa Farol

A supervisora administrativa Marizete Gomes (Santa Casa Farol) afirma que no coaching aprendeu a melhorar a comunicação com seus liderados. “A gente aprende a lidar com as nossas fragilidades profissionais que, no meu caso, era a forma como eu me comunicava com minha equipe”, frisou Marizete.

Pesquisei, conheci e estou aplicando o conceito da “Comunicação Não-Violenta”, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina uma comunicação eficaz e com empatia.

Encerramento

O gerente Silvio Melo (Gestão de Pessoas) falou no encerramento do encontro que o coaching foi fruto de um desafio lançado pelo diretor Dácio Guimarães (administrativo-financeiro) para melhorar o perfil das lideranças da instituição. O gerente frisou que mesmo que a tecnologia avance, as lideranças sempre terão papel fundamental no desenvolvimento da instituição por meio da interação das equipes.

Sede de Saber

A coordenadora Gilvanete Pereira (Gestão de Pessoas) citou a evolução do projeto, que iniciou com um acervo de 69 livros e que, por meio de doações, soma hoje 409 publicações. Em pouco mais de 45 dias já foram emprestados 300 livros. O Sede de Saber lançou o que os colaboradores apelidaram de “geladeira cultural”, uma geladeira customizada que serve de estante para a guarda e retirada gratuita de livros.

Gilvanete lidera o coaching e acompanha o grupo durante todo ano prestando assessoria pessoal e coletiva aos líderes inscritos no programa. “O desafio proposto pelo coaching é para sempre. Aqui é só o início”, diz a coordenadora.

Glosas

Na opinião do superintendente Severino Moura, a quarta turma do coaching foi uma das que mais apresentou resultados para a gestão. Foi mais uma vez o caso da unidade Santa Ana e São Joaquim, que reduziu o número de glosas de 242 em agosto para apenas 50 em novembro. Em valores, o montante que seria glosado (não recebido da operadora) caiu de R$ 32 mil para R$ 10,8 mil.

Investimento

O diretor Dácio Guimarães lembrou que recebeu a sugestão inicial de contratar um terceirizado para desenvolver o coaching, mas que preferiu capacitar a coordenadora Gilvanete Pereira para cumprir esta missão. “O coaching faz você crescer como pessoa, como profissional e como líder. A Santa Casa de Maceió investe nas pessoas porque sabemos que é preciso investir em nossos talentos para que a empresa cresça também.”

O diretor médico Artur Gomes Neto seguiu nesta mesma linha. “O detalhe do coaching é que é uma ferramenta de desenvolvimento que impacta diretamente na vida do profissional, refletindo-se na empresa”.

Já o superintendente Carlos André acentuou que poucas empresas no Brasil investem nas lideranças por meio do coaching, o que garante um diferencial importante na gestão da instituição. “Eu mesmo visualizei na minha equipe os primeiros resultados projeto”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames