Residência Médica: Alagoas ganha 27 novos especialistas
Santa Casa de Maceió já formou 147 médicos em 14 anos; profissionais dizem porque escolheram hospital alagoano para fazer a residência médica
A Santa Casa de Maceió entregou à sociedade alagoana mais 27 médicos especialistas formados em 13 programas da Residência Médica da instituição.
Atualmente, o hospital possui 19 programas e 75 médicos residentes em seus quadros. A solenidade de formatura ocorreu na última quinta (21/02) no centro de convenções do Jatiúca Hotel & Resort.
No evento, o provedor Humberto Gomes de Melo destacou diversas conquistas da instituição, entre elas a Acreditação nacional e internacional, que confirmam a excelência do ensino. “Muitos dos nossos residentes têm sido aprovados em residências e cursos de aperfeiçoamento em grandes hospitais do País, o que para nós é motivo de orgulho”, disse o provedor.
Presentes no evento, o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo; o coordenador da Comissão Estadual de Residência Médica, Fernando Fidelis; o representante da Pós-Graduação do Cesmac Giuliano Aires; o coordenador da Coreme da Santa Casa de Maceió, geriatra David Buarque; o diretor médico Artur Gomes Neto; o oncologista Marcos Davi; a gerente Alayde Rivera (Divisão de Ensino e Pesquisa), além de preceptores, formandos e familiares.
O médico Wesley Torres, formando do Programa de Cirurgia Geral, disse ter realizado mais de 200 colecistectomias videolaparoscópicas, entre inúmeros outros procedimentos, o que é essencial para a formação nesta área.
Já Rafael Cavalcante (Geriatria) lembra ter sido foi aprovado na residência de dois grandes hospitais de São Paulo. “Optei pela Santa Casa pela excelente estrutura física e, principalmente, por atender SUS, particular e convênio com a mesma equipe e recursos técnicos.”
Especialização em casa
Na formatura da Residência Médica da Santa Casa de Maceió, o coordenador da Comissão de Residência Médica, David Buarque, lembrou que ele vem de uma geração de profissionais que não tinha opções de especialização em Alagoas e que, por isso mesmo, tinham de investir muito para se especializar em outros estados.
“Hoje temos uma diversidade de programas que permite a formação do médico dentro da nossa realidade, porém com a mais alta tecnologia disponível e com uma equipe de preceptores qualificada para compartilhar conhecimentos”, disse Buarque.
Ao comemorar 14 anos de Residência Médica, a Santa Casa de Maceió homenageou dois profissionais cuja contribuição foi importante para a formação de 147 especialistas no período: o anestesiologista Joaquim Costa e o cardiologista Fabian Fernandes. “Eles também construíram a Residência Médica”, disse a gerente Alayde Rivera.
Outra homenagem foi prestada ao médico residente Luís Geraldo Jr., que se tornou o primeiro radioterapeuta formado em Alagoas. Ele também foi aprovado recentemente em curso de aperfeiçoamento no Hospital Albert Einstein (SP).
13ª FORMATURA DE RESIDÊNCIA MÉDICA – 2019
Anestesiologia
André Filgueira Abagaro
Guaracy C. de Albuquerque
Ítalo Silveira de Castro Guerreiro Gondim
Lorena F. Rosendo de Melo
Cancerologia Cirúrgica
Júlio Cesar Palmeira Costa
Myra J. da Rocha Leão
Cirurgia Geral
Wesley Torres de Araújo
Otorrinolaringologia
Iara de Vasconcelos Gonçalves Ferreira
Janine Silva Carvalho
Cancerologia Clínica
Davi Silva Carvalho
Laís Amorim Costa
Geriatria
Rafael Cavalcante Ramos
Cardiologia Clínica
Aline Ottoni W. Amorim
Ginecologia/Obstetrícia
Catarina F. Macêdo Bezerra
Israel Rodrigues O. Gomes
Clínica Médica
Cassia Priscilla Tenório
Diogo David O. Gonzaga
Laís Souza de Lima
Laisa Mirele S. de Carvalho
Miriã Silva
Ortopedia/Traumatologia
Felipe de Araújo Nunes
Ronaldo G. Rodrigues Jr.
Radiologia e Diagnóstico
André M. Vitório Cavalcante
Fátima Karine F. Santos
Pediatria
Felipe Gustavo F. Matos
Sara Falcão Farias Nunes
Radioterapia
Luiz Geraldo da Silva Jr.
Deixe uma resposta