Segurança do Trabalho promove ação nas unidades da Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Os colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Maceió conheceram, esta semana, o maior responsável pela segurança do trabalho na instituição. Uma cabine montada com espelhos revelou que eles são peça fundamental como multiplicadores de prevenção. A ação foi executada pela Segurança do Trabalho, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e também foi realizada na Santa Casa Nossa Senhora da Guia e Santa Casa Farol.
Segundo Daysiane Luz dos Santos, técnica de Segurança do Trabalho da instituição, a ideia da ação foi trazer uma reflexão para o colaborador. “Queríamos mostrar para ele que a segurança do trabalho não é uma tarefa só da empresa, mas também do colaborador. A empresa investe em todos os equipamentos para fazer do ambiente de trabalho um local seguro, mas tudo depende do comportamento do colaborador, dessa consciência de que ele é importante para o cumprimento de todas as normas de segurança”, disse a especialista.
“Instalamos uma cabine, algo que já desperta a curiosidade dos trabalhadores. Explicamos que dentro da cabine eles irão encontrar uma pessoa que é multiplicadora de prevenção, que essa pessoa é responsável, dedicada, forte, tolerante e que, a partir de hoje, depois que eles a conhecem, que também se tornem iguais a ela, multiplicadora de prevenção. E há um impacto quando entram e encontram a própria imagem refletida no espelho”, detalhou a técnica em Segurança do Trabalho, Thayse Lima.
Para o engenheiro de Segurança do Trabalho José Augusto dos Santos, é preciso trabalhar o psicossocial das pessoas. “É como se fosse um vírus ou uma bactéria. Não vemos chegar, mas, quando toma conta, os resultados são ruins. Muitos casos de depressão, medo de existir… E muita coisa acontece no ambiente do trabalho. A ação é muito importante, pois traz como resultado a tomada de consciência das pessoas, que se tornam multiplicadores das medidas preventivas. O trabalho da CIPA e da Segurança do Trabalho é constante, não pode deixar nenhuma brecha, pois todo acidente traz uma desmotivação muito grande”, disse.
Deixe uma resposta