Especialistas alagoanos aprimoram técnicas de cirurgia urológica
Nos dias 8 e 9 de outubro, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió realizou o I Curso de Ureterorrenoscopia Flexível a Laser, destinado aos urologistas da instituição. A iniciativa partiu do Serviço de Urologia e da Coordenação do Centro Cirúrgico do hospital, da empresa Handle e da Sociedade Brasileira de Urologia – secção Alagoas.
O coordenador do Serviço de Urologia da Santa Casa de Maceió, Mário Ronalsa, destacou a importância do curso na instituição. “Foi o primeiro workshop de cirurgia urológica em litíase realizado no hospital tratando da ureterorrenoscopia e das cirurgias percutâneas. O curso foi muito importante, pois, apesar de ser uma tecnologia que já está implantada na instituição, existem novidades que foram trazidas agora. Trouxemos um especialista da Bahia que nos brindou com três palestras brilhantes e depois fez uma transmissão ao vivo de dois procedimentos cirúrgicos”, disse.
A técnica é usada em pacientes com pedras nos rins, no ureter ou na bexiga. Minimamente invasivo, o procedimento é feito através da uretra com aparelhos passados por dentro do organismo, o que garante a rápida recuperação dos pacientes. “Para se ter uma ideia, em Alagoas, cerca de 10% de indivíduos têm cálculo renal. Se fizermos uma conta por alto, temos uma população de quase 3 milhões de habitantes, então, aproximadamente 300 mil indivíduos sofrem com o problema”, destacou Mário Ronalsa.
O coordenador da Litíase Urinária e Transplante Renal da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o urologista Fábio Sepúlveda, foi o convidado do evento. “O curso teve a proposta de tratamento minimamente invasivo dos cálculos urinários. O hospital fez um investimento grande, em termos de equipamentos, de material, com o objetivo de oferecer cirurgias com um baixo potencial de invasão, possibilitando que o paciente tenha seu problema resolvido num procedimento que ele pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte”, disse o especialista.
Alba Barros, supervisora da Handle, empresa fornecedora de equipamentos médicos, foi uma das apoiadoras do evento. “Esse foi o primeiro workshop no estado de Alagoas e implantou mais conhecimento sobre as novas técnicas de ureterorrenoscopia flexível percutânea a laser. Os cursos já são aplicados no Brasil todo e trouxemos todas as novidades internacionais para os médicos da instituição”, disse. Laís Gonzaga, gerente da Handle, também participou do evento.
Para o urologista Gustavo Mendonça, o curso veio para somar. “Foi um aprimoramento da técnica, nos mostrando uma maneira diferente de fazer um procedimento cirúrgico que já realizamos no hospital. Conseguir dividir essa experiência com um colega de outro estado, que pôde agregar ainda mais conhecimento, é muito positivo, disse o especialista.
“O encontro proporcionou uma excelente troca de conhecimentos, não apenas para a Urologia, mas para a Santa Casa, para Maceió. Os procedimentos são muito bons. Os pacientes ficam sem dor e passam um tempo menor no hospital. Os médicos e os pacientes saem ganhando”, reforçou o urologista, Ricardo Costa.
Deixe uma resposta