Almoço com o Provedor tem sua última edição de novembro
O Centro de Estudos Lourival de Melo Mota ficou pequeno para o número de convidados do Almoço com o Provedor. O último encontro de novembro, realizado no dia 22, reuniu operadores de estoque, balconistas de farmácia, farmacêuticas clínicas, supervisora da Farmácia Central e do Serviço de Farmácia, representantes do departamento de compras e um grupo de psicólogas da Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
Criado para aproximar a direção de todos os setores que colaboram para o desenvolvimento da instituição, o encontro é realizado sempre às sextas-feiras. O espaço para uma conversa informal sobre os assuntos que fazem parte do dia a dia da instituição foi iniciado pelo provedor Humberto Gomes de Melo, que deu as boas-vindas e explicou a dinâmica do evento.
“Temos muitos colaboradores. Atualmente, mais de 3 mil. O Almoço com o Provedor é uma oportunidade de aproximar os setores e conhecer um pouco do trabalho dos convidados. Gostaríamos de ter o maior número de pessoas a cada edição, mas o salão não comporta. Mas tomei a liberdade de convidar a equipe de Psicologia para participar do encontro”, disse o provedor.
Alguns dos convidados vivem sua segunda experiência na Santa Casa de Maceió. É o caso da psicóloga Marta Brandão. “Trabalhei por quatro anos na instituição, mas precisei sair por motivos pessoais, queria engravidar. Mas as portas sempre estiveram abertas para mim. Recebi o convite para voltar quando minha filha tinha três meses. Hoje já tenho dois filhos. Pretendo sair daqui só aposentada”, contou.
Há quatro anos na Santa Casa de Maceió, Erivelto Lins de França é operador de estoque da Urgência/Emergência oncológica, mas vem progredindo de cargo por meio de seleção interna realizada na instituição. “Fui balconista de farmácia por quase três anos. Fiz a seleção para operador de estoque e espero contribuir ainda mais com a instituição. Em 2020, pretendo terminar meu curso de radiologia, e, quem sabe, crescer mais dentro da Santa Casa de Maceió”, disse o colaborador.
A psicanalista Rosinete de Mendonça Melo, uma das idealizadoras do Almoço com o Provedor, destacou a importância do papel do psicólogo no ambiente hospitalar. “Um dos papeis do psicólogo é facilitar o entendimento do paciente e de seus acompanhantes sobre a situação a qual estão passando. Não é uma tarefa fácil, mas muito importante”, disse.
Para a psicóloga Clívia Ribeiro, as dificuldades são vencidas no dia a dia. “Muitas vezes, o paciente já avisa ao recepcionista que não precisa de psicólogo. Mas quando vamos até ele, explicamos que podem estar passando por uma fraqueza emocional, que terão espaço de fala, acabam abraçando o serviço”, contou.
Entre os farmacêuticos clínicos presentes no Almoço com o Provedor, Crislene Gomes dos Santos falou sobre a atuação do profissional com os médicos da instituição. “Analisamos a prescrição dos médicos, vendo os horários, dosagens e a interação dos medicamentos passados. No início houve uma dificuldade de inserir a equipe multidisciplinar, pois era preciso uma abertura com o médico para entender nossa atuação. Hoje temos um bom relacionamento e trazendo bons resultados para os pacientes”, explicou.
“É importante que a Direção Médica tome conhecimento do que acontece na instituição para que possa ser melhorado. Sabemos que é fundamental que os profissionais se adequem à equipe multidisciplinar. Antes, a figura do médico estava num pedestal, não poderia ser questionado. Mas isto está mudando e os resultados do trabalho em conjunto são muito positivos”, reforçou o provedor Humberto Gomes de Melo.
Na UTI Coronariana e Cardíaca, os profissionais de saúde seguem protocolos de acompanhamento dos pacientes. Entre os métodos de comunicação estão a visita multidisciplinar, realizada por todos os membros da equipe, e a roda de conversas, momento para passar informações para as famílias.
Acreditação
Durante o encontro, o provedor destacou a recente visita de avaliadores da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e da Qmentum International, certificação canadense. Vários setores da instituição foram avaliados e as certificações foram validadas.
Deixe uma resposta