Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

“Tudo ocorre para o bem daqueles que amam a Deus”; confira programação da Festa para São Vicente de Paulo

Depois da criação, Deus não abandonou a criatura a si mesma. Ele lhe deu o ser e o existir, e a cada instante a mantém no ser. A criação tem a sua bondade e a sua perfeição próprias, mas não saiu totalmente acabada das mãos do Criador. Foi criada “em estado de caminho” para uma perfeição última ainda a atingir e a que Deus a destinou. Chamamos divina Providência às disposições pelas quais Deus conduz a sua criação em ordem a essa perfeição.

Deus é o Senhor soberano dos seus planos; mas, para a realização dos mesmos, serve-Se também do concurso das criaturas. Isto não é um sinal de fraqueza, mas da grandeza e bondade de Deus onipotente. É que Ele não só permite às suas criaturas que existam, mas confere-lhes a dignidade de agirem, de cooperarem, assim, na realização do seu desígnio. Aos homens, Deus concede mesmo poderem participar livremente na sua Providência, confiando-lhes a responsabilidade de “submeter” a terra e dominá-la, para o seu bem e o dos seus semelhantes. Os homens se tornam “colaboradores de Deus”.  Quando se dá esta cooperação, “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. O testemunho dos santos não cessa de confirmar esta verdade.

São Vicente de Paulo via o Mistério da Providência e o da Encarnação unidos inseparavelmente. Com a encarnação, foi revelada a Providência divina para cada pessoa, ou seja, a solicitude de Deus Onipotente para cada um de nós. Nossa fé nos ensina que no acontecimento de Jesus Cristo, ou seja, de Deus que entra na história, se dá na história a Presença de Deus em Jesus, com algo jamais visto de solicitude e acolhimento que abraça a criatura humana qualquer que seja sua situação. Esta presença que continua na história é Deus amor, Providência. São Vicente de Paulo se mostra fascinado por esta Presença e quer reconhecer, amar e abraçar esta Presença que em algum modo se encarnou em cada pessoa humana. Ele quer continuar na história a ternura da Providência para com cada pessoa.

O Patrono da Santa Casa de Maceió diz que “as coisas de Deus fazem-se por si mesmas e a verdadeira sabedoria consiste em seguir o passo a passo Providência. Boas obras muitas vezes falham porque a pessoa age de acordo com suas inclinações. Nada de tudo isso que construímos foi feito de acordo com um projeto de nossa parte. Mas Deus, quem quis ser servido com essas obras, ele mesmo as despertou quase sem que tivéssemos nós nos dado conta; e se ele nos usou, isso não significa que sabíamos até onde nos traria. Que antes de empreender qualquer coisa, você pondere bem aos pés do sacrário! Ser mais passivo que ativo; então Deus fará por meio de você somente, o que todos homens juntos sem Ele nunca seriam capazes de fazer.

As obras de Deus não são feitas quando desejamos, mas quando ele gosta. Se alguém me ama, disse um dia Jesus, iremos a ele; e as almas serão guiadas por sua Providência como um navio é guiado pelo piloto. A razão que nos obriga a confiar em Deus é esta: que Ele é bom, que nos ama com ternura, que quer a nossa perfeição e a nossa salvação, que pensa nas nossas almas e nos nossos corpos, que nos dará tudo que precisamos para o espiritual e para o temporal.

Deus não faz nada senão em vista de um fim bom e justo; portanto, devemos nos conformar em tudo à sua vontade e adorar seus caminhos sempre maravilhosos, embora muitas vezes incompreensíveis para os homens até que os compreendam no céu. Permita, pois, meu Deus, que para continuarmos nosso ministério para vossa glória, cuidemos de nossos bens temporais, mas de maneira que nossas almas não sejam contaminadas, nem a justiça ferida, nem nossos corações sobrecarregados”.

Sua presença conosco nestes dias será motivo de muita honra. Seja bem-vindo!

“TUDO CONCORRE PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS”.

Programação:

Dia 26/09 – Terça-feira

Missa de abertura às 17h

Tema – Chamamos divina Providência às disposições pelas quais Deus conduz a sua criação em ordem a sua perfeição. Aos homens, Deus concede mesmo poderem participar livremente na sua Providência. Os homens se tornam “colaboradores de Deus”.

Convidados especiais: Apostolado da Oração

Dia 27/09 – Quarta-feira

17h Celebração Eucarística

Tema – Com a encarnação, foi revelada a Providência divina para cada pessoa, ou seja, a solicitude de Deus Onipotente para cada um de nós. Jesus Cristo é a Presença de Deus na história com um acolhimento que abraça a criatura humana qualquer que seja sua situação.

Convidados especiais: Pastoral da Saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Dia 28/09 – Quinta-feira

17h Celebração Eucarística

Tema – São Vicente quer continuar na história a ternura da Providência para com cada pessoa. “Deus fará por meio de você somente, o que todos homens juntos sem Ele nunca seriam capazes de fazer”.

Convidados especiais: Conferência Santa Faustina e demais Vicentinos.

Dia 29/09 – Sexta-feira

17h Solene Celebração Eucarística.

Participam da Missa o corpo executivo do hospital, membros da Irmandade da Santa Casa de Maceió, médicos, equipe multidisciplinar e todos colaboradores da instituição.

ORAÇÃO

Ó glorioso S. Vicente de Paulo, nós vos saudamos protetor do Clero e dos pobres desamparados. Vós tivestes a ventura de compreender o valor infinito da Graça, e tudo fizestes para conservá-la e aumentá-la nas almas, por meio do Clero bem formado na humildade e no amor de Deus. Alcançai-nos do céu, pelas mãos da SS. Virgem, muitas e santas vocações sacerdotais para que não falte ao povo de Deus a Vida da Graça. Amparai os pobres em suas necessidades espirituais e corporais. Fazei-os compreender que, na realidade, são eles os preferidos do Coração de Jesus, pois a pobreza tem imenso valor diante do céu. Aumentai em todos nós o espírito de mansidão e de humildade para que, à imitação do nosso Redentor, e amparados pelo vosso exemplo, cheguemos às alturas, da santidade a que Deus nos chama com tanto amor. Amém.

HINO A SÃO VICENTE DE PAULO

– Glória e louvor ao ínclito Vicente, / Oh meu bom Pai e santo protetor,/ Sois na Igreja um sol resplandecente,/ louvar-vos-ei alegre e com fervor.

Ao nosso Deus,/ glória e louvor/ eternamente/ ao Deus de São Vicente ./ Glória e louvor,/ glória e amor/ por nos ter concedido/ protetor tão querido!

– Glória e louvor a quem formou tal alma,/ e a encheu de seu divino amor;/ desde a infância um vivo fogo inflama/ a São Vicente! É luz! É chama ardente.

– Glória e louvor à grande caridade:/ é vivo ardor do servo do Senhor/ Pra consolar a pobre humanidade/ em todo mal e infeliz labor.

– Piedoso Pai, Vicente compassivo,/ Rogai por nós a nosso Salvador,/ e alcançai no dia decisivo/ Nos dê, no céu, da glória o resplendor.

– Glória e louvor ao Santo tão amável,/ que tem o zelo, a paz do Bom Pastor./ Vede-o correr após o miserável./ À sua voz se rende o pecador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames