Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió treina integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA)

Distribuídos em seis unidades da Santa Casa de Maceió, de 19 a 21 de outubro, os 67 integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) participaram de treinamentos obrigatórios para a próxima gestão. Na programação, além de palestras, os cipeiros realizaram exercícios práticos de combate a incêndios.

As explanações aconteceram no Centro de Estudos da Santa Casa e na sede da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) Utilizamos área do Estacionamento Pit Stop e contou com a participação de membros da CIPA. “A formação dos cipeiros é legislativa, está na Norma R5, então é obrigatória, porém ela aborda diversos temas como noções de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho, e assédio moral e sexual. Temas relativamente novos e que foram inseridos na norma e que a CIPA deve se preocupar e abordá-los com os colaboradores e gestores da empresa. Além deles, demos visibilidade a participação da equipe multidisciplinar em todos os processos que evolve todo o hospital e atribuições da CIPA, em si”, disse Deiseanne Luz dos Santos, Engenheira de Segurança do Trabalho.

Clarisse Maria da Conceição, assessora especial da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, palestrou sobe comunicação inclusiva

No primeiro dia da programação, Clarisse Maria da Conceição, palestrou sobe comunicação inclusiva. “É desafiador. O preconceito contra a pessoa com deficiência é naturalizado ao longo da história. Quando a gente chama atenção sobre alguns termos, alguns comportamentos, às vezes as pessoas acham exagero. Mas é importante reafirmar que elas sejam multiplicadoras dessas informações, de que a pessoa com deficiência é um sujeito de direito como qualquer outra. A diversidade humana é imensamente importante, ela nos agrega, ela soma ao nosso cotidiano”, destacou a assessora especial da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência.

Na sexta-feira (20), os integrantes da CIPA tiveram aulas sobre assuntos ligados à rotina hospitalar, como: Conhecimentos gerais de higiene, precauções de limpeza e desinfecção no ambiente hospitalar; A probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos (Risco Biológico); Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão (inspeção de segurança; investigação e análise de acidentes); Avanço Tecnológico no Processo de Trabalho na Central de Esterilização e Critérios Prevencionistas; Princípios Gerais de Higiene do Trabalho e das Medidas de Controle dos Riscos Ocupacionais / PPRA, entre outros.

No sábado (21), os cipeiros da Santa Casa de Maceió (28), Santa Casa Farol (18), Santa Casa Nossa Senhora da Guia (12), Santa Casa Central de Distribuição (4), Santa Casa Cancer Center (4) e Santa Casa Poço (1) conheceram os diferentes tipos de incêndio.

Classificados em A (materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha), B (quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis), C (incêndio em equipamentos elétricos energizados), D (que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, entre outros) e K (fogo em óleo e gordura em cozinhas), eles devem ser combatidos de formas diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames