Simulação de Desastres atende “vítimas” de contaminação por cloro

Equipe multidisciplinar da Santa Casa de Maceió participou do 19º Acionamento do Plano Global de Atendimento para Situações de Emergências da Braskem

Por Flávia Farias/Ascom Santa Casa de Maceió

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió realizou, na sexta-feira (06), seu 13º Plano de Atendimento a Desastres (PAD). Mais uma vez, a ação aconteceu dentro do Simulado de Acionamento do Plano Global de Atendimento para Situações de Emergências da Braskem, que este ano chega a sua 19ª edição.

“Anualmente a Braskem realiza simulados envolvendo as comunidades circunvizinhas a Unidade de Cloro/Soda de Alagoas, devido a possibilidade de ocorrência de emergências cujos resultados afetem a comunidade. Mais uma vez, a Santa Casa de Maceió participou e demonstrou sua capacidade de ação rápida ao exercitar a equipe multidisciplinar para atendimento a vítimas em ocorrências externas”, disse Deiseanne Luz dos Santos, engenheira de Segurança do Trabalho.

Durante o PAD, aproximadamente 40 colaboradores, entre médicos e prestadores de serviço, participaram da simulação estabelecendo uma cadeia de comando e todo um fluxo de trabalho, que começou no acionamento do plano, manteve-se ativo durante a assistência às vítimas e encerrou-se quando o fluxo de pacientes é normalizado.

Com o alerta de quatro vítimas de contaminação por cloro na Braskem, três “pacientes” chegaram à emergência da Santa Casa de Maceió, sendo socorridos pelas equipes envolvidas no plano.

“Os pacientes chegaram, tomaram banho para tirar o máximo do cloro, e, na sequencia foram para o atendimento médico. Um deles foi encaminhado para a sala de parada, por estar mais grave; os demais seguiram para o hall do hospital (área amarela), onde receberam os atendimentos necessários. A simulação é importante, pois treinamos para situações reais”, disse o médico Amaury Matos.

Todo trabalho foi acompanhado por observadores que verificaram, entre outros pontos, o tempo de resposta do pessoal convocado para a simulação. “Notamos que a cada evento a equipe se torna mais segura, mais eficientes e cooperativas entre si. É um processo integrativo, então, se um ciclo não der certo, o seguinte não vai dar certo. Percebemos que essa simulação de vazamento de gás na Braskem nos trouxe algumas inovações, como o banho no paciente. A equipe foi bastante eficiente e rápida, fazendo com que esses pacientes estivessem prontos para dar seguimento aos cuidados”, finalizou a enfermeira Rejane Paixão, gerente corporativo da Unidade de Internação.