Santa Casa de Maceió amplia serviços do seu Programa Qualidade Vida

Colaboradores durante uma das ações do Programa Qualidade de Vida

Um olhar especial de cuidar de quem cuida. É com esse lema que o Programa Qualidade de Vida (PQV) da Santa Casa de Maceió, conduzido pela Gestão de Pessoas, por meio da Medicina do Trabalho, realizou, em março, ações de conscientização e sensibilização sobre a importância dos cuidados com a saúde.

Dra Francine Caetano, médica do trabalho da Gespe

A inciativa faz parte da ampliação do programa, que, desde outubro do o ano passado, definiu o grupo de cuidado em quatro áreas: obesidade, hipertensão arterial, diabetes e saúde mental, cujo atendimento é direcionado para o clínico geral, cardiologista ou psicólogo. Além disso, o colaborador, usuário da refeição hospitalar e que apresentar necessidades de ajustes alimentares será encaminhado ao Serviço de Nutrição para ter acesso à dieta especial.

Sílvio Melo, gerente corporativo de Gestão de Pessoas da Santa Casa de Maceió

“Com a retomada do PQV, a direção da Santa Casa autorizou a ampliação desses cuidados, mediante a oferta de consultas com esses profissionais. Esse atendimento é voltado para o colaborador que tem necessidade de um cuidado especial.”, explicou o gerente coorporativo da Gestão de Pessoas, Sílvio Melo.

Até abril, 158 colaboradores foram atendidos na iniciativa. “Mesmo os colaboradores que não foram previamente identificados e classificados nos grupos de risco podem, caso se sintam necessidade, ir à Medicina do Trabalho e solicitar o atendimento. Ele passará por uma triagem e terá o devido encaminhamento”, disse o gestor.

As ações de divulgação do programa aconteceram nos dias 20, 21 e 22 de março, no hospital sede, na Santa Casa Farol e na Santa Casa Nossa Senhora da Guia. Na oportunidade, também foram reforçadas a importância de outras iniciativas promovidas pelo programa, como a Blitz Ergonômica e a Ginástica Laboral.