Santa Casa de Maceió participa de pré-congresso nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer

A Santa Casa de Maceió foi uma das apoiadoras do 16º pré-congresso da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer (RFNCC), realizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Centro de Convenções, em Maceió. O evento reuniu voluntárias de 13 estados do Brasil.

Auditório do Centro de Convenções

Com uma programação rica, o encontro foi um preparativo para o congresso nacional da entidade nacional que acontece em 2025, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. “O pré-congresso foi planejado há um ano, quando. No último congresso nacional, por unanimidade, Maceió foi aceita como sede. Tínhamos a obrigação de fazer o melhor, e foi feito”, afirmou a presidente, em Alagoas, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Élia Pontes.

Foram convidados a palestrar, a deputada estadual Fátima Canuto (Procedimentos para emendas parlamentares em favor do terceiro setor voltada para saúde), Cleusa Alonso (Apresentação da modalidade Canoagem Dragon Boat para mulheres mastectomizadas), a nutricionista Kátia Betina (Como buscar mudanças no SUS por meio do controle social), e Édel Pontes (Empatia entre voluntárias e pacientes oncológicos). Na oficina das voluntárias, a gestora de Humanização da Santa Casa de Maceió, Taciana Amorim falou sobre o Sentimento de pertencimento como voluntária.

Taciana Amorim, gestora de Humanização do Hospital, com Alice Dino, presidente nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer

“Com esse pré-congresso conseguimos mostrar um pouquinho do que vai acontecer ano que vem. Mostra o que temos vontade de ter lá, uma programação bem leve e tranquila, voltada mesmo para o público de voluntariado”, destacou a presidente nacional da Rede Feminina, Alice Dino.

PALESTRAS – A deputada estadual Fátima Canuto abriu o segundo dia do evento apresentando os benefícios que emendas impositivas têm para as instituições. “Como deputada tenho ajudado no fortalecimento de instituições. Com esse trabalho conseguimos lançar no estado de Alagoas projetos como Dragon Boat, tão importante para as mulheres mastectomizadas. Rede Feminina e Santa Casa de Maceió estão de parabéns por sempre abraçarem essas causas que melhoram a vidas dos pacientes oncológicos”, destacou a parlamentar.

A deputada estadual Fátima Canuto foi uma das palestrantes do evento

Representando o hospital alagoano, Taciana Amorim preparou um momento de reflexão e descontração para as participantes. “Abordamos o sentimento de pertencimento e o quanto ele faz acontecer nesse trabalho extraordinário que leva luz, fé e esperança aos pacientes oncológicos. O trabalho voluntário vai além da doença”, disse.

DRAGON BOAT – No sábado, último dia de evento, a programação ocorreu na Motonáutica, Pontal da Barra. Lá, a embarcação do Projeto Dragon Boat foi batizada com a encenação de um ritual chinês. Em seguida, as remadoras do grupo alagoano Eu Mama Rosa e as demais esportistas remaram sobre as águas da Lagoa Mundaú.

Cluesa Alonso, fundadora do grupo Remadoras Rosa do Brasil

A prática da canoagem eleva a autoestima, auxilia na manutenção da saúde, além de estimular a prevenção da doença. “Essa modalidade se tornou esportiva através do nosso movimento. Isso já demonstra a importância de todas as mulheres que já estão remando, de como elas tiveram a vida transformada. Então, para cada uma de nós, que passamos pelo esvaziamento axilar, que passamos pela cirurgia de mastectomia ou de quadrantectomia, é a transformação. É a mudança de vida. Estamos há dez anos trabalhando por remadoras do Brasil, esse pré-congresso nos ajudará muito a chegar a muito mais mulheres”, pontuou Cleusa Alonso, fundadora do grupo Remadoras Rosa do Brasil.