Santa Casa de Maceió promove o VIII Encontro das CIPAs
Com 67 membros em suas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPA’s, o complexo Santa Casa de Maceió promoveu o VIII Encontro das CIPAs, na quinta-feira (16). Com a presença de três unidades hospitalares convidadas, o evento foi realizado no Centro de Estudos da instituição.
A CIPA é o maior órgão de representação dos colaboradores e tem como principal objetivo zelar por adequadas e seguras condições nos ambientes laborais, observando e relatando condições de risco, através do plano de atividades onde envolvem medidas de prevenção a ocorrência de acidentes e doenças do trabalho, junto à Segurança do Trabalho.
“O evento foi muito satisfatório. Foi um momento de troca de experiências e informações, e que mostrou novidades como o Cine CIPA, na Santa Casa Nossa Senhora da Guia, que utiliza filmes educativos que demonstram como podemos fazer a prevenção para evitar acidentes no trabalho”, destacou o gerente corporativo da Gestão de Pessoas, Sílvio Melo.
O encontro é anual e nesta edição contou com a participação de representantes de CIPAs do Hospital Geral do Estado (HGE), Memorial Arthur Ramos, e Unimed. “Além de ouvir outras experiências, nossos cipeiros apresentaram seus planos de trabalho, compartilhando ações e ideias para suas unidades. Temos seis filais, então essa troca é bem-vinda e de grande contribuição para a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho”, disse Deiseanne Luz, engenheira de Segurança do Trabalho.
Empossada em novembro de 2023, a nova composição da CIPA do complexo Santa Casa de Maceió foi distribuída em seis unidades: hospital sede, 28 cipeiros; Santa Casa Farol, 18; Santa Casa Nossa Senhora da Guia, 12; Santa Casa Central de Distribuição, 4; Santa Casa Cancer Center, 4; e um representante designado pela gestão para a Santa Casa Poço.
Para a presidente da CIPA Santa Casa de Maceió, Mayara Jordão, o encontro foi um momento muito rico no compartilhamento de atividades. “Ao longo do ano, fazemos trabalhos voltados à prevenção de acidentes no trabalho. Tentamos manter o ambiente seguro com treinamento, orientação sobre o uso do EPI, do uso do adorno, entre outras ações. Somos uma unidade hospitalar muito grande, o que torna o trabalho da CIPA ainda mais desafiador”, pontuou a enfermeira da Comissão de Revisão de Prontuários.
Deixe uma resposta