SIMULADO: Santa Casa de Maceió atende vítimas de contaminação por cloro

Às 9h52 da sexta-feira, 16 de agosto, três vítimas de contaminação por cloro chegaram em uma ambulância do SAMU na Emergência da Santa Casa de Maceió dando início ao 14º Plano de Atendimento a Desastres (PAD) do hospital. A ação aconteceu dentro do acionamento do 20º Plano Global de Atendimento para Situações de Emergência, coordenado pela Defesa Civil de Maceió.

Moradoras do entorno da Braskem participaram do Plano Global de Atendimento para Situações de Emergência

O Plano Global envolve as comunidades no entorno da Braskem, bem como órgãos públicos e privados da região. “Buscamos, juntos à Braskem, aderir ao simulado realizado constantemente pela empresa. Caso aconteça um acidente na região, algo que esperamos que nunca ocorra, a Santa Casa será acionada e precisamos estar preparados”, disse o diretor de Negócios e Infraestrutura do hospital, Carlos André de Mendonça Melo.

Moradoras do Alto da Saudade, Sítio do Recreio e Praça Pingo D´água, no Trapiche, participaram da ação fazendo o papel de vítimas contamidasa após o vazamento de gás tóxico (cloro, provido da A-225D). Enviadas à Santa Casa, receberam banho para a retirada do cloro, passaram pela triagem, e tiveram os devidos cuidados (áreas amarela e vermelha) dentro da gravidade de cada caso.

“Recebemos os pacientes, que foram rapidamente atendidos, em uma situação onde o tempo é imprenscidível, assim como a estrutura hospitalar. É preciso ter condições para receber esse tipo de desastre, e a Santa Casa de Maceió nos permite fazer um atendimento com muita tranquilidade e envolvimento das equipes”, esclareceu o médico Amaury Matos.

Plano de Atendimento a Desastres (PAD) conta com a participação da equipe multidisciplinar do hospital

O PLANO – O PAD da Santa Casa Maceió é testado, anualmente, através de exercícios simulados com a equipe multidisciplinar da insituição, estabelecendo uma cadeia de comando e todo um fluxo de trabalho, que começa no acionamento do plano, mantém-se ativo durante a assistência às vítimas e encerra-se quando o fluxo de pacientes é normalizado.

“Desde 2017, a instituição está integrada no Programa de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais – APELL. Participamos das reuniões mensais que discutem as ações que visam garantir o pleno funcionamento do Programa de Alerta da Braskem, incluindo o planejamento e execução de atividades de treinamento junto às instituições participantes, e, principalmente, à comunidade, para atuação durante situações de emergência”, destacou a engenheira do trabalho, Deiseanne Luz.

Encontro de alinhamento entre as equipes após simulação

Nesta edição, aproximadamente 40 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, seguranças, assistentes sociais, engenheiros clínicos, e prestadores de serviço, participaram do simulado.

Todo trabalho foi acompanhado por observadores que verificaram, entre outros pontos, o tempo de resposta do pessoal convocado para a simulação. “Levantamos os pontos positivos e os pontos negativos, que consideramos oportunidades de melhoria para que sejam trabalhados e, em uma situação real, não aconteçam. Realizamos esse exercício periodicamente para que a cada edição tenhamos uma atuação mais assertiva”, finalizou Mayara Jordão, presidente da CIPA.

Confira as fotos: