Exame não invasivo avalia tonturas e desmaios recorrentes (síncope)
Santa Casa de Maceió iniciou o serviço de Tilt Test para analisar possíveis casos de síndrome vasovagal
Mal-estar, tontura, pulsação lenta e escurecimento da visão. De repente, o chão. Esses são alguns dos sintomas de quem sofre com a síndrome vasovagal, condição que provoca desmaios repentinos causados pela diminuição da pressão arterial, dos batimentos cardíacos ou de ambos por ação de mecanismo reflexo do sistema nervoso autônomo, o que faz o corpo ser “desligado” por um tempo variável.
Recentemente, a Santa Casa de Maceió iniciou o serviço de Tilt Test, exame não invasivo utilizado para avaliar as causas de tonturas e desmaios recorrentes em jovens, adultos e idosos. O hospital, aliás, é o único em Alagoas a ofertar tal exame com retaguarda hospitalar, oferecendo segurança adicional aos pacientes e confiança aos médicos de que a avaliação será realizada em ambiente seguro.
“A Santa Casa já recebe pacientes com quadro de síncope (desmaio). Cerca de 70% dos casos é de síndrome vasovagal. Mas, até pouco tempo, a ausência, em Alagoas, de um exame como o Titl Test, dificultava a investigação dessa condição. Os outros 30% que chegam ao hospital têm fatores secundários, ou seja, são casos que conseguem ser investigados dentro da unidade”, disse o cardiologista Marcelo Malta.
Pessoas que sofrem com a Síndrome Vasovagal não tem risco de morte em decorrência da condição. Mas seu bem-estar fica em risco pela queda em si. “Especialmente os idosos, por serem mais frágeis, podem se machucar com mais gravidade e ficar com sequelas. Em situações mais graves, podem chegar à morte”, alerta o médico.
Na maioria das vezes, o tratamento consiste em mudanças do estilo de vida com adoção de uma série de cuidados que podem tratar a doença sem necessariamente usar alguma medicação que passa a ser uma medida de exceção. Cuidados preventivos, como manter uma boa hidratação, evitar ficar muitas horas em pé e manter uma rotina de sono adequada, ajudam a evitar que os desmaios aconteçam. O acompanhamento médico é fundamental.
EXAME – No Tilt Test, a avaliação leva em torno de 60 minutos. Nela, o paciente, sob monitorização eletrocardiográfica e de pressão arterial, fica um tempo deitado de barriga para cima em uma maca específica para a realização do exame, com apoio para os pés e cintos de segurança; em seguida ele é inclinado para frente em 70 graus.
Nesse período, o cardiologista acompanha o ritmo cardíaco e pressão arterial e, eventualmente, sintomas provocados pela queda da pressão arterial, da frequência cardíaca, ou de ambos. Caso os sintomas que o paciente reclama não surjam espontaneamente até 20 minutos do início do exame, o médico administra um medicamento para aumentar a sensibilidade do exame e finalizar o diagnóstico.
A retaguarda hospitalar após exame é o diferencial da Santa Casa de Maceió. “O exame é muito específico e requer o máximo de segurança ao paciente, que pode sofrer um desmaio e não retornar a consciência em pouco tempo. Em geral, os pacientes se recuperam rapidamente. Mas, caso seja necessário, ter uma estrutura hospitalar capaz de dar o suporte rápido faz toda a diferença”, destacou o especialista.
Qualquer pessoa por ter a síndrome vasovagal, mas mulheres jovens e idosos são os grupos com mais predisposição, principalmente por conta das mudanças hormonais pelas quais passam.
Deixe uma resposta