Santa Casa de Maceió celebra 173 anos com missa e cerimônia festiva

Equipe especializada, equipamentos sempre atualizados, e atendimento focado na humanização. Estes são alguns dos ingredientes que têm fortalecido a história da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, que, na sexta-feira (27), comemorou seus 173 anos de fundação.

Humberto Gomes de Melo discursa para os colaboradores da Santa Casa de Maceió

Para marcar a data, o arcebispo de Maceió, Dom Beto, ao lado do capelão padre Cícero Lenisvaldo, celebrou uma missa na Capela de São Vicente de Paulo, solenidade eucarística que fez parte da programação da Festa de São Vicente.

“Desde os primórdios dessa insituição, 1851, já se pensou em São Vicente de Paulo para inspirar. Ele é o santo da caridade, da compaixão para com os pobres, sofredores em geral, santo, inclusive, que é o patrono das instituições de caridade. O cônego João Barbosa Cordeiro, que, naquela época, era pároco de Maceió, pensou nessa instituição para socorrer os pobres, os infermos”, ressaltou o arcebispo de Maceió.

Arcebispo de Maceió Dom Beto após missa na Capela São Vicente de Paulo

A Gerência de Marketing e a Gestão de Humanização da instituição prepararam uma confraternização no hall do hospital. Tanto a missa, como o encontro festivo contaram com a presença do corpo executivo do hospital, membros da Irmandade, médicos, equipe multidisciplinar e colaboradores da instituição.

De acordo com Humberto Gomes de Melo, a Santa Casa de Maceió faz parte da história dos alagoanos. “Essa celebração é um marco de uma empresa com uma longevidade tão grande prestando tantos serviços à sociedade alagoana. Hoje fomos abençoados com a presença do arcebispo Dom Beto, que fez, na sua homilia, um restrospecto da história da Santa Casa, criada em 1851 com o nome Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e, que depois, passou a se chamar Santa Casa de Misericórdia de Maceió”, disse o provedor.

Missa dos 173 anos contou com a presença do corpo executivo do hospital, membros da Irmandade, médicos, equipe multidisciplinar e colaboradores da instituição

“Na homilia, o arcebispo falava em compaixão. Uma mensagem que deixou para todos nós que militamos na Santa Casa. Eu, nesses 21 anos à frente da provedoria do hospital, todos os provedores que já passaram por aqui, e todos os quase três mil colaboradores que hoje fazem parte da instituição e se dedicam, não apenas aos mais carentes, aqueles que dependem do SUS, mas também para os que são beneficiários de operadoras de plano de saúde, dando a condição de estar em um hospital que tem de tudo com o amor de acordo com o pregado por São Vicente de Paulo. Estamos de parabéns”, completou.

“Quando fui convidade para fazer parte da Mesa Administrativa do hospital, me senti muito honrada. Faz muitos anos que atuo na instituição por meio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e, hoje, na missa que celebrou os 173 nos da Santa Casa, fiquei muito emociada”, disse Elia Pontes.
No hall da Santa Casa, o som do saxofonista da banda da Polícia Militar de Alagoas animou os presentes, que celebraram o marco com um coro de parabéns e muitas fotos no totem pensado especialmente para a data.

HISTÓRIA – Fundada em 7 de setembro de 1851 pelo cônego João Barbosa Cordeiro, na época pároco da capital alagoana, a instituição tornou-se exemplo no cenário nacional por seus investimentos na segurança e na excelência da assistência ao paciente.
Nos últimos anos, grandes investimentos em tecnologia, reforçaram o parque tecnológico da Santa Casa de Maceió. Entre eles, o primeiro robô cirúrgico do Estado; o upgrade (melhoria) do Acelerador Linear; aquisição de mais uma ressonância magnética; e a compra do PET-CT, equipamento que faz cerca de 1.500 imagens em 3D do corpo inteiro, em um único exame

Santa Casa de Maceió comemorou 173 anos de fundação

Em 2023, a instituição obteve a recertificação internacional da Acreditação Qmentum – concedida pela QGA (Quality Global Alliance), certificado que comprova que a Santa Casa de Maceió segue investindo na qualidade de seus profissionais, na modernização de seus equipamentos, e na segurança de seus pacientes.

No mesmo ano, recebeu o certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho conferido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) com o apoio da Epimed Solutions. O selo reconhece a eficiência e a qualidade das cinco UTIs da instituição.
O trabalho do hospital alagoano também é reconhecido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (do qual a Santa Casa de Maceió é membro titular); do Unicef (que concedeu o título de Hospital Amigo da Criança ao Hospital Nossa Senhora da Guia) e dos ministérios da Educação e da Saúde (que reconheceram a Santa Casa de Maceió como Hospital de Ensino).

Confira as fotos: