Residentes da Santa Casa de Maceió são medalhistas na Olimpíada do Conhecimento Aché
Evento foi realizado em São Paulo e contou com 300 participantes de todo o Brasil
A Santa Casa de Maceió participou da Olimpíada do Conhecimento Aché, programa criado pelo laboratório farmacêutico brasileiro para estimular o aprendizado técnico-científico entre residentes médicos. A equipe de residentes em Anestesiologia do hospital alagoano ficou em segundo lugar na etapa final. As medalhas foram entregues durante cerimônia na cidade de São Paulo.
Das três equipes de residentes formadas pelo hospital, o grupo com Alberto Fidelis (1º ano), Carlos Filgueiras (2º ano) e Caio Victor (3º ano) foram premiados com medalhas de honra, além de inscrições e passagens aéreas para o próximo Congresso Paulista de Anestesia (COPA 2025).
“A residência em Anestesiologia da Santa Casa reafirma sua excelência ao conquistar o segundo lugar em nível nacional nas Olimpíadas do Conhecimento. Esse resultado reflete o alto padrão de ensino e a dedicação de preceptores e residentes na busca constante por aprimoramento técnico e científico. A colocação destaca a instituição como um centro de formação de referência no Brasil, preparando profissionais de excelência para os desafios da especialidade”, disse o anestesiologista Danillo Amaral, especialista que participou da equipe do primeiro transplante de fígado realizado na Santa Casa de Maceió.
Diversas residências médicas em anestesiologia de todo Brasil participaram do evento. Ao todo, foram 300 inscritos, divididos em grupos de três residentes cada. A disputa contou com duas fases: a primeira on-line, onde as 12 melhores equipes do país foram classificadas para a final, que aconteceu em São Paulo.
RESIDÊNCIA – A Residência médica é uma pós-graduação para médicos reconhecida pelo Ministério da Educação. Na Santa Casa de Maceió, a anestesiologia é uma das especialidades mais concorridas nos programas de residência médica do hospital, que hoje reúne 12 médicos em formação nos três anos em que se divide o curso de pós-graduação. Trinta e oito anestesiologistas são formados na Santa Casa de Maceió e entregues à sociedade todos os anos.
Atualmente, o hospital possui 22 programas reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), um Programa de FELLOW em Imagem reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, e 87 médicos residente em seus quadros.
Deixe uma resposta