Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió terá Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia

Após cumprir requisitos rigorosos, hospital amplia seu compromisso com a qualificação dos profissionais de saúde

A Santa Casa de Maceió acaba de conquistar mais um marco importante para a área da saúde em Alagoas: o credenciamento como Centro de Ensino e Treinamento (CET) em Anestesiologia, pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). O processo foi finalizado após dois anos e reflete a modernização e os avanços implementados no Serviço de Anestesiologia do hospital.

Santa Casa de Maceió segue em sintonia com as melhores práticas de ensino e avaliação de anestesiologia no Brasil

Os Centros de Ensino e Treinamento (CETs) são programas de residência médica reconhecidos pela SBA, com foco no desenvolvimento das melhores práticas de ensino e treinamento prático em anestesiologia. “Para ser credenciado, um hospital precisa cumprir requisitos rigorosos, como a presença de pelo menos três instrutores com Título Superior em Anestesia (TSA), o mais alto grau de qualificação para anestesiologistas, que irão atuar como preceptores dos médicos em especialização”, destacou o anestesiologista da Danillo Amaral, coordenador do CET.

O processo de credenciamento durou dois anos até atingir a pontuação necessária e contou com palestras em congressos, cursos relacionados a anestesia, simpósios e jornadas, além da participação como instrutor em cursos de Suporte Avançado de Vida (SAVA) e de Controle de Via Aérea (CVA), publicação em revistas e jornais, assim como obtenção de títulos (pós graduação e mestrado).

Danillo Amaral (de verde) durante participação no curso de Suporte Avançado de Vida (SAVA)

“A dedicação e o empenho dos profissionais levaram a Santa Casa a atingir a pontuação necessária para o credenciamento, que foi formalizado em janeiro de 2025, após uma visita técnica realizada por membros da SBA em dezembro de 2024”, completou Amaral.

O credenciamento do CET coloca o hospital em sintonia com as melhores práticas de ensino e avaliação da especialidade no Brasil. Além de seguir um padrão uniforme de avaliação, com provas idênticas realizadas simultaneamente em todo o território nacional, o CET permitirá que os residentes compararem seu desempenho com a média nacional. Ao final do programa de três anos, os médicos em especialização que cumprirem os critérios exigidos receberão o Título de Especialista em Anestesiologia (TEA), sem necessidade de provas adicionais.

Cira Queiroz e Larissa de Mendonça serão instrutoras do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia

Além de Danillo Amaral, o Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Santa Casa de Maceió terá como instrutoras as anestesiologistas Cira Queiroz da Cunha e Larissa Christyne Borges de Mendonça, todos do corpo clínico da Clínica de Anestesiologia de Maceió (CAM). O edital de seleção é o mesmo do Processo de Seleção para Residência Médica 2025 – Acesso Direto, cujas provas serão realizadas no dia 26 de janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames