Trabalhar o equílibrio é uma das chaves na prevenção de quedas em idosos
Edição do Grupo de Envelhecimento Ativo contou com a realização de exercícios práticos em parceira com estudantes da Anhanguera
Dados do Ministério da Saúde apontam que a taxa de óbito entre pessoas com mais de 80 anos, em decorrência de quedas, chega a 25%. Na última segunda-feira (8), o encontro do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió contou com a participação do fisioterapeuta da instituição, Marcone Braga da Silva, que abordou a importância da mobilidade e dos exercícios físicos como medidas preventivas contra esse tipo de acidente.
“O risco de quedas em idosos é superior a 50%. Por isso, a necessidade de trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora, pois é fundamental para garantir a autonomia e qualidade de vida, já que essas práticas diminuem significativamente a possibilidade de acidentes”, ressaltou o fisioterapeuta.

Marcone Braga da Silva, fisioterapeuta da Santa Casa de Maceió
Durante a palestra, Marcone também explicou sobre o papel da dopamina, neurotransmissor responsável por levar informações para várias partes do corpo que auxilia na atenção, no foco e na execução das tarefas do dia a dia, favorecendo uma rotina mais ativa e segura.
A atividade contou ainda com a realização de exercícios práticos junto aos participantes, em parceria com acadêmicos do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, sob supervisão do profissional de Marcone. Os estudantes puderam participar ativamente da edição, levando exercícios que podem ser feitos na dia a dia como forma de mobilidade e alongamento.

Acadêmicos do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera contribuíram com a edição do Grupo
PROJETO – O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió se reúne sempre às segundas-feiras. Ele é composto por pessoas interessadas em viver com qualidade de vida após os 60 anos.
Conta com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa e tem a participação de médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais, que se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre diversos assuntos.



















Deixe uma resposta