Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Anti-inflamatórios elevam chances de pacientes crônicos de desenvolver lesão renal aguda

A lesão renal aguda pode se fazer presente na vida de qualquer pessoa, mas são mais propensos a apresentar o problema os idosos, diabéticos, hipertensos e portadores de infecções graves e problemas cardíacos.
“O uso de anti-inflamatórios sem prescrição médica eleva em 2,5 vezes as chances desses pacientes em vir a desenvolver uma lesão renal aguda”, alertou nefrologista Rodrigo Campos.
Os pacientes que apresentam maior risco de desenvolver lesão renal aguda são aqueles que já apresentam algum grau de insuficiência renal crônica. O grande problema é que a maioria deles desconhecem ser portadores de algum problema renal.
A lesão renal aguda na sua forma mais severa provoca sintomas como mal estar, perda do apetite, vômito, sonolência, falta de ar, edema (inchaço) nas pernas entre outros. Em grande parte desses casos graves o paciente precisará se submeter à diálise para suprir a ausência das principais funções do rim, como controle da quantidade de água e eletrólitos no organismo e eliminação de toxinas.
Mesmo em situações com alterações modestas na função do rim, a qual não provocam sintomas e passam na maioria das vezes desapercebidas, o paciente pode vir a desenvolver complicações.
“O grande problema do anti-inflamatório é que ele ameniza o sintoma da patologia mas na maioria das vezes não cura a causa. Ou seja, o medicamento alivia a dor mas acaba mascarando a doença, dificultando o processo de diagnóstico e o tratamento”, finalizou Rodrigo Campos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames