Ação da Santa Casa alerta: tabagismo passivo mata 600 mil; confira as fotos
Celebrado neste domingo, 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco alerta a população para os prejuízos do fumo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2 bilhões de pessoas – um terço da população mundial – ainda fumam. A OMS estima que o tabaco é atualmente responsável por seis milhões de mortes no mundo a cada ano, com muitas delas ocorrendo prematuramente. Desse total, cerca de 600 mil mortes ocorrem (pasmem!) por conta dos efeitos do tabagismo passivo.
Diante deste cenário, a Santa Casa de Maceió e a primeira turma do Curso de Medicina do Cesmac realizaram na manhã deste domingo uma ação educativa alertando a população sobre os riscos do tabagismo, principalmente, o tabagismo passivo.
A iniciativa inclui medição de pressão arterial, orientação sobre as conseqüências do tabagismo e distribuição de panfletos.
Segundo a cardiologista Maria Alayde Mendonça Rivera, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, a ação contou com a participação dos estudantes do Curso de Medicina do Cesmac e colaboradores da instituição filantrópica.
“O grupo está ansioso por iniciar as aulas práticas em nosso complexo hospitalar”, comentou Alayde Rivera. A primeira aula na Santa Casa de Maceió está prevista para fevereiro de 2016, mas até lá serão realizados outros eventos similares envolvendo as duas turmas, totalizando 100 estudantes. A ação educativa ocorreu no calçadão do Comércio.
Deixe uma resposta