Pacientes da oncologia têm psicólogos, nutricionistas e terapeuta ocupacional sem custos
Enquanto os pacientes em todo o País aguardam a inclusão do tratamento nutricional e psicológico no rol de cobertura dos planos de saúde, a Santa Casa de Maceió oferece gratuitamente este tipo de acompanhamento aos pacientes atendidos no Centro de Oncologia e Hematologia Lourival Nunes da Costa.
“Para os pacientes, o Centro de Oncologia traz a comodidade de não precisar se deslocar para outros consultórios, de ter uma equipe multidisciplinar permanente e altamente qualificada e de não ter que pagar por este atendimento. Já para as operadoras, a principal vantagem é a redução de gastos, uma vez que tais serviços são prestados pelo corpo clínico da Santa Casa sem nenhum custo adicional”, elencou a psicóloga e coordenadora do Serviço de Psicologia da Santa Casa de Maceió, Rosa Carla Mendonça.
Outro diferencial em relação à nova cobertura dos planos – que, por exemplo, limita as sessões de terapia com o psicólogo a 12 por ano – está justamente no fato de não haver limitações. Enquanto o paciente estiver em tratamento, a equipe multidisciplinar prosseguirá com o atendimento incluindo até, em alguns casos, o acompanhamento de familiares.
Outro diferencial importante é a presença de um terapeuta ocupacional na equipe multidisciplinar do Centro de Oncologia que, em conjunto com oncologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, realiza um trabalho de reinserção do paciente no meio social. “São profissionais reconhecidos nos principais grandes centros do País, que atraem profissionais de outros estados interessados em conhecer o ‘know how’ da Santa Casa no tratamento oncológico de seus pacientes”, comemora Rosa Carla.
Para finalizar, ela lembra que o câncer exige tratamento específico. “Como cada caso é um caso, então a equipe organiza um programa de acompanhamento quimioterápico personalizado para cada paciente. Não existe fórmula única, pois o tratamento do câncer depende do estágio em que foi detectado”.
Deixe uma resposta