Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Médico diz a novos residentes que pesquisas devem ter “aplicabilidade social”

Na aula inaugural dos seis novos residentes da Santa Casa de Maceió, o cirurgião Mário Jucá frisou a importância da pesquisa clínica voltada para resultados com aplicabilidade social. Em sua opinião, a pesquisa na área de medicina precisa ter impacto na saúde pública e não apenas se restringir às especificidades técnicas da doença. “Pesquisas com este sentido trazem para o profissional e para a instituição o reconhecimento da sociedade”, frisou.
No evento, o provedor Humberto Gomes de Melo e o presidente da Comissão de Residência Médica da Santa Casa de Maceió (Coreme), Joaquim Sávio, deram as boas vindas aos novos médicos residentes da Turma 2008. Na pós-graduação de Clínica Médica cursarão Lílian Rose e Larissa Acioli; da Anestesiologia, Adriana Soares e Aderval de Melo; e da Cirurgia Geral, Frederick Lorena e José Lívio.
Em seu discurso, Humberto Gomes de Melo frisou que o investimento em residência médica é o caminho para que a Santa Casa de Maceió reafirme seu papel histórico como hospital-escola e centro de ensino e pesquisa. O provedor pediu aos novos residentes que “cultivem o amor a esta instituição como o fizeram a última turma de concluintes da pós-graduação”.
Joaquim Sávio também antecipou que estão avançados os procedimentos para solicitação de duas novas residências médicas na instituição: otorrino e ortopedia. O provedor Humberto Gomes de Melo foi mais além: “Temos um dos mais modernos centros de oncologia do País. Por que não oferecermos também pós-graduação em Oncologia?”, incentivou.
Além do provedor Humberto Gomes e do médico Joaquim Sávio, comporam a mesa dos trabalhos o diretor médico da Santa Casa, Artur Gomes Neto; o presidente do Centro de Estudos, Duílio Marsiglia; e os coordenadores das residências médicas em Clínica Geral, Hélvio Ferro; Cirurgia Geral, Mário Jucá; Nefrologia, Paulo Celso; e Cardiologia, Rogério Cardoso.

Novos médicos residentes
Anestesiologia
A piauiense Adriana Soares Valente deixou sua terra para formar-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 2006 e agora inicia sua pós-graduação em Maceió. Já o alagoano Aderval de Melo Carvalho Filho formou-se no ano passado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.
Cirurgia Geral
Baiano de nascimento e alagoano de coração, Frederick Lorena Afonso Barbosa formou-se pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) em 2005. Ele terá como colega de residência médica o cearense José Lívio Xavier Sales, egresso da Ufal em 2007.
Clínica Médica
Lílian Rose Maia Gomes formou-se há três meses pela Uncisal. Já Larissa Acioli Pereira concluiu a graduação em 2006 pela Ufal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames