Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Abandono de tratamento fortalece tuberculose

Ela já matou 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo, é potencialmente contagiosa e facilmente transmitida pela saliva. Seu diagnóstico é rápido e pode ser feito na maioria dos postos de saúde, por meio do exame de escarro, ou através de uma simples radiografia. Apesar de tudo isso, a tuberculose vem vencendo a guerra contra os antibióticos.
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, os especialistas não escondem sua preocupação com decisão de muitos pacientes de abandonarem o tratamento assim que os sintomas desaparecem. "O bacilo que provoca a tuberculose está cada vez mais resisitente aos medicamentos", alerta a pneumologista da Santa Casa de Maceió, Fátima Alécio.
A tuberculose tem alto índice de cura, porém, a demora no tratamento (que é de seis meses) e a ingesta diária de nove drogas desestimulam o paciente. “Após 30 dias, a sensação de cura acaba levando ao abandono. Com a rescindência do virus é preciso um novo esquema de tratamento”, finalizou a especialista.
Diagnóstico – “Tosse por mais de quatro semanas pode indicar a presença da doença”, afirma a pneumologista Fátima Alécio. Velha conhecida da humanidade, a tuberculose é fatal se não tratada ou se o paciente abandonar o tratamento.
O medicamento é distribuído gratuitamente em centros especializados, como o 2º Centro de Saúde, na Levada, em Maceió.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames