SUS: Hospital Nossa Senhora da Guia realiza cirurgia reparadora em criança

O adolescente E.R.S., 14, residente no Tabuleiro do Martins, tornou-se o primeiro paciente a realizar cirurgia plástica no Hospital Nossa Senhora da Guia, o que confere à unidade o status de primeiro hospital especializado em ciurgia pediátrica, credenciado pelo Sistema Único da Saúde (SUS), a realizar cirurgias plásticas corretivas.
Conforme explicou o cirurgião plástico e coordenador da Operação Sorriso em Alagoas, André Mendonça, esta iniciativa torna realidade o sonho dos voluntários do projeto de conseguir um espaço fixo para realizar as cirurgias de lábio-leporino. Essas intervenções são organizadas em forma de mutirão, uma vez por ano, na própria Santa Casa de Maceió.
“Este é o início de uma série de cirurgias especializadas que passarão a ser realizadas na unidade. Tudo isso somente foi possível graças à integração com a equipe liderada pelo cirurgião Luciano Agra, que deseja tornar o hospital referência em cirurgia pediátrica pelo SUS”, frisou
Para ter acesso às cirurgias plásticas do Hospital Nossa Senhora da Guia, o paciente precisa consultar-se com um médico no Posto de Saúde mais próximo de sua residência. Por meio do sistema de controle e regulação do município, o médico agendará a avaliação na Pediatria do Hospital Nossa Senhora da Guia. Após a consulta com o ciurgião plástico, que ocorre sempre às segundas e quinta, será marcada a cirurgia, que é realizada sempre às terças.
Ginecomastia – Os cirurgiões plásticos Joaquim Diegues e André Mendonça lideraram a equipe que realizou a intervenção de ginecomastia no adolescente E.R.S., de 14 anos. O procedimento, realizado com sucesso, durou cerca de um hora.
A ginecomastia leva meninos, na faixa dos 13 aos 14 anos, a desenvolver mamas, que atingem em cheio a autoestima do adolescente. “O problema teve início aos 12 anos e causou muito constrangimento ao meu filho. Uma médica disse que as mamas poderiam desaparecer, mas não foi isso o que ocorreu. Enquanto isso, meu filho não saía e nem tomava banho de praia sem camisa. Mesmo em casa, ele não ficava à vontade se as janelas e portas estivessem abertas. Ainda bem que tudo isso acabou”, disse Luciana Ramos da Silva, mãe do adolescente, elogiando o “atendimento de hospital particular” do Nossa Senhora da Guia.
Pertencente à Santa Casa de Maceió e localizado no complexo onde funcionou o Hospital Monte Cristo, no Poço, o hospital atende apenas pelo SUS.

Ginecomastia forma seios em adolescentes

Esclareça suas principais dúvidas sobre a ginecomastia, doença que acometeu o adolescente E.R.S, operado esta semana no Hospital Nossa Senhora da Guia.
O que é Ginecomastia?
É o desenvolvimento excessivo de tecido na região mamária do homem.
Quais as causas da Ginecomastia?
Isto ocorre por diversos motivos, o mais comum é o excesso de hormôniosna adolescência. Outros motivos podem ser o uso de drogas aliado ao de álcool.
Qual é a cirurgia adequada?
A técnica dependerá do tipo de Ginecomastia e de sua severidade. Dependendo destes dois fatores, podem ser utilizadas separadamente ou em combinação: lipoaspiração, lipoaspiração ultrassônica e mastologia redutora. A cirurgia consiste em um corte pequeno em forma de semicírculo na parte inferior da aréola (mamilo). A cicatriz não é aparente e fica praticamente invisível com o tempo. O cirurgião retira a glândula de consistência dura, que deverá ser examinada por um patologista. A anestesia é local ou geral. Depois da cirurgia podem surgir pequenos hematomas, que desaparecem rapidamente. O paciente pode voltar às atividades normais após uma semana, deve evitar sol no local durante dois meses e esperar três meses para retomar exercícios físicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió