Celyrio Adamastor receberá homenagem póstuma em jantar do Dia do Médico
O cirurgião Celyrio Adamastor Barreto Accioly, falecido na semana passada, será um dos seis homenageados pela Santa Casa de Maceió em comemoração pelo Dia do Médico.
O jantar será oferecido no próximo dia 17 de outubro, às 20 horas, no Centro de Convenções do Hotel Jatiúca. Os convites para os médicos da instituição estão disponíveis na Secretaria da Direção Médica.
No evento serão homenageados também o radiologista Eduardo Jorge Silva (in memoriam) e os médicos Carlos Lessa de Azevedo, Manoel Medeiros Silva, Isaac Samuel de Carvalho e Aldo Casado Costa.
Celyrio Adamastor Barreto Accioly
Pai exemplar, esposo dedicado, profissional reconhecido, o cirurgião Celyrio Adamastor Barreto Accioly foi um médico incansável. Seus filhos – Celyrio Adamastor, Tácito Lívio e Tereza Mônica – são testemunhas de sua importância para o Estado de Alagoas.
Celyrio Adamastor começou sua vida acadêmica em Recife, onde se formou em Medicina e onde atuou como jovem e competente cirurgião.
Ainda acadêmico, costumava freqüentar durante as férias o Serviço de Cirurgia do Pavilhão Domingos Leite, da Santa Casa de Maceió, onde conviveu com renomados médicos como João Carneiro, Ib Gatto Falcão e Jaques de Azevedo.
Durante 15 anos foi diretor médico do hospital da Usina Central Utinga Leão, onde orientou médicos como Dirceu Falcão, Edmilson Gaia, Paulo Malta, Embs Aragão, Virgínio Geraldo, dentre muitos outros.
Celyrio Adamastor atuou em diversos hospitais e instituições alagoanas, como o antigo Instituto do Açúcar e do Álcool, o Ministério da Fazenda e a Marinha.
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, foi elevado à categoria de mestre.
Deixe uma resposta