Santa Casa 158 anos: instituição ignora crise, expande serviços e antecipa salários
Na missa alusiva aos 158 anos da Santa Casa de Maceió, celebrada pelo monsenhor Pedro Teixeira e concelebrada pelo padre Cícero Lenisvaldo, o provedor Humberto Gomes de Melo apresentou os novos investimentos realizados pela instituição, dentre eles, a Unidade João Fireman, a Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, a creche São Vicente de Paulo e o Hospital Nossa Senhora da Guia.
“Mesmo durante a crise não deixamos de investir em novos serviços e na expansão do quadro de pessoal para atender às demandas. Neste ano em que muitas empresas demitiram, nós contratamos cerca 250 profissionais, elevando o número de colaboradores para 1769, o que torna a Santa Casa de Misericórdia de Maceió um dos maiores empregadores do Estado”, discursou o provedor.
Mesmo com o déficit de 10 milhões de reais do Sistema Único de Saúde, contabilizado em 2008, a Santa Casa manteve os projetos previstos para 2009. Perguntado sobre como é possível pensar em investimento diante de um SUS que remunera mal os hospitais e os médicos, o provedor explicou que a gestão profissionalizada, aliada aos recursos oriundos de convênios e particulares, permitiram não somente manter a saúde financeira da instituição, como também expandir os serviços e pagar em dia a folha salarial.
O gestor da Santa Casa de Maceió reclamou, entretanto, da falta de sensibilidade dos governantes do Estado em relação à assistência à saúde prestada pelos hospitais, particularmente, os filantrópicos. “A maior parte dos procedimentos de alta complexidade realizados em Alagoas são feitos pela Santa Casa. Isso não tem sido olhado pelos governantes, que têm a obrigação de assumi-los ou de apoiar quem faz”, discursou.
Humberto Gomes de Melo, inclusive, não esconde seu orgulho em poder pagar o salário dos colaboradores ainda dentro do mês trabalhado, normalmente no último dia útil. Desta vez, entretanto, o gestor da Santa Casa surpreendeu a todos ao anunciar na missa e na minimaratona a liberação da folha salarial – já no sábado (26) – cinco dias antes do previsto.
“Num momento em que muitos hospitais estão com várias folhas em atraso, é motivo de orgulho pagarmos em dia e até anteciparmos esse compromisso com o nosso colaborador”, finalizou.
Deixe uma resposta