Operação Sorriso: avaliação anual de pacientes em Alagoas supera média nacional
Nada menos que 70% dos pacientes submetidos à cirurgia plástica corretiva na Operação Sorriso 2009 atenderam ao chamado da Santa Casa de Maceió para a reavaliação periódica. “A média nacional é de 40%”, comemorou a gerente de Unidades Externas, Rejane Paixão, responsável pela Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho (UDARR). A unidade foi escolhida pela organização do projeto para atender aos pacientes.
Dos 113 pacientes portadores de lábio-leporino, operados no ano passado, 69 compareceram à reavaliação, sendo 54 oriundos do interior e 15 de Maceió. O bom desempenho deveu-se ao trabalho de divulgação junto à mídia, mas principalmente ao trabalho da assistente social Maria José, que durante dois manteve contato com a maioria dos pacientes e familiares.
O coordenador da Operação Sorriso em Alagoas, o cirurgião plástico André Mendonça, contou com a participação de odontólogos e fonoaudiólogos, além de acadêmicos de Medicina. Avaliando que não houve intercorrências com nenhum paciente, Mendonça anunciou que a partir do próximo mês serão retomadas as cirurgias corretivas de lábio-leporino no Hospital Nossa Senhora da Guia. “As consultas já podem ser marcadas”, complementou.
“O que mais me tocou nesta avaliação é que se antes da cirurgia, no ano passado, as crianças se mostravam apáticas, tristes e deprimidas, agora estavam alegres, sorrindo e com a autoestima em alta”, resumiu Rejane Paixão.
Deixe uma resposta