Hospital recebe homenagem da Academia Alagoana de Medicina

Membros da Academia Alagoana de Medicina se impressionam com hospital

Serviço 100% SUS, mas com excelência de maternidade e unidade pediátrica privada. Ao completar um ano de funcionamento, totalizando 3.667 partos e 1.435 cirurgias pediátricas, o Hospital Nossa Senhora da Guia foi homenageado pela Academia Alagoana de Medicina (AAM) por seus esforços em manter um serviço diferenciado, com qualidade, segurança e conforto às gestantes e crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde.

Os membros da AAM fizeram questão de entregar o Diploma de Honra ao Mérito ao provedor Humberto Gomes de Melo, que o recebeu em nome de todos os colaboradores e profissionais do Hospital Nossa Senhora da Guia.
"Essa homenagem é um reconhecimento ao trabalho de cada membro desta unidade que, com sua dedicação pessoal, faz do Hospital Nossa Senhora da Guia um centro de referência dentro do SUS", disse o gestor da Santa Casa de Maceió.

Os membros da Academia Alagoana de Medicina comprovaram "in loco" as informações e elogios que chegaram, por várias fontes, à entidade. A comitiva percorreu diversos setores da unidade, da copa às enfermarias; da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) aos centros cirúrgicos pediátrico e obstétrico.

Puderam também conversar com as gestantes, puérperas e mães de crianças internadas no hospital. No contato pessoal com os pacientes, os membros da Academia ouviram palavras como bom atendimento, satisfação e organização dentre outras.

Questionado se é possível ter um atendimento com excelência e diferenciado dentro do Sistema Único de Saúde, o presidente da AAM, Ednaldo Holanda, afirmou que o trabalho desenvolvido no Hospital Nossa Senhora da Guia comprova que é possível ir além da qualidade que se espera das unidades do SUS.

"Constatamos que esse hospital possui estrutura, profissionais, equipamentos, organização e um atendimento diferenciado, que vem agradando a seus pacientes", destacou Holanda.

Autor da proposta, o vice-presidente da entidade e idealizador da homenagem, Milton Hênio Gouvêa, conversou com as pacientes e também saiu impressionado da visita ao Hospital Nossa Senhora da Guia.

"O profissionalismo e a dedicação do provedor Humberto Gomes de Melo, à frente da Santa Casa de Maceió, conferiram a este hospital um elogiável grau de excelência", resumiu o renomado pediatra.

Mais detalhes – Inaugurado em junho de 2009, o Hospital Nossa Senhora da Guia foi adquirido, reformado e ampliado com recursos próprios da Santa Casa de Maceió, totalizando um investimento superior a R$ 4,6 milhões.
A unidade materno-infantil destina-se exclusivamente aos usuários do SUS, atendendo apenas aos casos de baixa e média complexidade nas especialidades de Obstetrícia e Cirurgia Pediátrica (cirurgia geral, plástica e de otorrinolaringologia).

O Hospital Nossa Senhora da Guia possui dois centros cirúrgicos – um obstétrico e outro pediátrico – e 74 leitos, sendo nove da Unidade de Cuidados Intermediários. Um dos diferenciais do hospital é a climatização das enfermarias obstétrica e pediátrica, o que garante um maior conforto aos pacientes. A unidade conta com pediatras, anestesiologistas, assistente social, fisioterapeutas, psicólogo, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem.