Salto acima de 4 cm pode provocar varizes
A recepcionista Amanda Pacheco chega a ficar em pé, imóvel, por duas, três ou até quatro horas nos eventos onde trabalha. Ao fim do dia, em grandes congressos, pode chegar à marca de oito horas intercaladas. E tudo isso em cima de saltos que desafiam a gravidade e põem em risco o sistema circulatório do membros inferiores (leia-se pernas, pés, dedos e por aí vai). Resultado de tudo isso ao fim do dia: dores, cansaço e pernas e pés inchados.
Amanda e boa parte das mulheres que se equilibram em saltos acima dos 4 centímetros estão sujeitas a problemas venosos, com o surgimento, na maioria dos casos, de varizes, principalmente se houver antecedentes familiares. A opinião é do angiologista e cirurgião da Santa Casa de Maceió, François de Oliveira. “Não recomendo saltos acima de 4 cm, calçados sem salto, roupas apertadas ou permanecer imóvel em pé ou sentado por muito tempo.”, alerta.
O conhecimento de François de Oliveira, um dos mais renomados e antigos angiologistas em atividade em Alagoas, foi confirmado esta semana por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulto (USP) em Ribeirão Preto. O cirurgião vascular Wagner Tedeschi Filho mostrou que o uso de saltos com mais de 3,5 cm pode causar vasos aparentes, varizes, inflamações nas veias e até trombose.
Participaram da pesquisa 30 mulheres. Elas foram avaliadas por meio de um exame de pletismografia a ar, que registra a quantidade de sangue venoso nas panturrilhas durante os movimentos.
A análise foi feita com todas as mulheres calçando salto de 3,5 cm, salto agulha de 7 cm, salto plataforma de 7 cm e descalças. "Quando elas usaram salto, o volume de sangue venoso na panturrilha foi maior que o normal, o que pode comprometer a circulação." Segundo Tedeschi, a panturrilha é uma espécie de "coração" da perna, que leva todo o sangue dos membros inferiores de volta para o coração.
"Se a panturrilha não contrai corretamente, acaba bombeando mal o sangue. Com isso, sobra mais resíduo venoso, o que pode provocar hipertensão venosa nos membros e causar varizes e outras doenças." A média do volume residual venoso normal é de 35%. Com os saltos plataforma e agulha de 7 cm, o volume chegou a 59% e 56%, respectivamente. O salto de 3,5 cm deixou 49% de volume residual.
Deixe uma resposta