Ib Gatto recebe homenagem póstuma da Santa Casa de Maceió
O médico Ib Gatto Falcão foi um dos seis decanos homenageados pela Santa Casa de Maceió na festa do Dia do Médico. O evento foi realizado no Hotel Jatiúca na noite deste sábado (16). A homenagem póstuma foi recebida por Inaura Gatto Falcão, filha do homenageado.
Conheça um pouco da vida deste alagoano, que foi destaque na Medicina brasileira e na gestão adminsitrativa do Estado. Nas próximas edições publicaremos o histórico dos demais homenageados.
IB GATTO MARINHO FALCÃO
Egresso da Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou 1935, Ib Gatto Marinho Falcão retornou a Maceió onde trabalhou na Clínica Cirúrgica da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, onde dedicou-se, desde cedo, à formação de novos profissionais.
Mais tarde, em 1947, ingressou no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e tornou-se, em 1950, um dos fundadores e primeiro diretor da Faculdade de Medicina de Alagoas. No mesmo ano representou o governo brasileiro no Congresso Internacional do Câncer, em Paris, e no Congresso Internacional de Radiologia, em Londres.
Para nós que fazemos a Santa Casa de Maceió, Ib Gatto deixou marcas indeléveis. Para as futuras gerações de pacientes e de médicos, este decano da Medicina deixou toda uma estrutura e conhecimento científico voltados para o tratamento do câncer.
Ele construiu e dotou de modernos equipamentos o Instituto de Radiologia e Câncer de Alagoas, considerado, na época, a melhor do gênero no Nordeste brasileiro. Foi Ib Gatto quem tornou a Santa Casa de Maceió referência no tratamento de neoplasia, trabalho este que prossegue com excelência, até hoje, por meio do Serviço de Radioterapia.
Mas, o mestre Ib Gatto não restringiu sua atuação apenas à área médica. No governo de Arnon de Mello implantou o Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (CEPA) e coordenou Missões Rurais, que levavam médicos, agrônomos, professores e técnicos ao interior.
Membro da Associação Alagoana de Imprensa, foi assíduo colaborador dos jornais locais, como também apoiou o esporte alagoano como presidente da Federação Alagoana de Desportos, do CSA e do Conselho Nacional de Desportos.
Como secretário de Saúde no governo Luiz Cavalcante, criou o Hospital Dr. José Carneiro, a Casa Maternal Santa Mônica, a Escola de Auxiliares de Enfermagem, o Laboratório Industrial e Farmacêutico de Alagoas, os hospitais regionais de Arapiraca, Delmiro Gouveia e São José da Laje, o Banco de Sangue de Alagoas e até a Casal (em substituição ao antigo Serviço de Água e Esgoto de Maceió).
Idealizou e construiu o Hospital da Agroindústria do Açúcar e do Álcool, criou a Escola de Ciências Médicas de Alagoas, tornando-se seu diretor. Participou ativamente da vida pública de Alagoas, seja como secretário, membro de conselhos administrativos do Estado e presidente do Conselho Federal de Educação.
Já aposentado das atividades médicas e educacionais, presidiu a Academia Alagoana de Letras, até seu falecimento em 23 de dezembro de 2008, realizando o último sonho, a restauração da Casa Jorge de Lima.
A homenagem póstuma que a Santa Casa de Maceió presta nesta noite ao dr. Ib Gatto Falcão junta-se às centenas de homenagens, comendas, medalhas e títulos que esta alagoano exemplar recebeu em toda sua vida.
Deixe uma resposta