Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Pesquisadores de AL e do DF confirmam eficácia da epiduroscopia na redução da dor lombar

Neurocirurgião Aldo Calaça

Neurocirurgião Aldo Calaça

Um estudo realizado por médicos pesquisadores de Alagoas e do Distrito Federal confirmou a eficácia do tratamento minimamente invasivo para dor lombar conhecido como epiduroscopia. Também chamada de endoscopia da coluna vertebral, a intervenção cirúrgica conseguiu reduzir a dor em 80% dos casos avaliados pela pesquisa.
Durante dois anos, um grupo de 32 pacientes foi acompanhado pelos médicos Aldo Calaça, do Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa de Maceió, e Marcos Masini, da Escola de Medicina Fameplac e do Hospital Lago Sul de Brasília (DF). Do total de pacientes, doze foram selecionados e operados pelo neurocirurgião Aldo Calaça na Santa Casa de Maceió.
Publicada no Jornal Brasileiro de Neurocirurgia, a pesquisa interessa principalmente a quem sofre de lombalgia crônica, cujos sintomas não respondem mais ao tratamento clínico. “A indicação cirúrgica é somente para esses casos, onde medicamentos e tratamentos não conseguem mais surtir efeito”, explicou Calaça.
“Até os 30 anos, metade da população brasileira sentirá lombalgia em algum momento da vida. Até os 60 anos, essa projeção sobe para 90%”, acrescentou o neurocirurgião alagoano. A lombalgia é caracterizada por sintomas de dor na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região do corpo.
Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais acometem homens e mulheres.
Conforme explica Marcos Masini em artigo publicado na internet, a epiduroscopia é um método endoscópico, percutaneo, minimamente invasivo, que permite ao médico em um único procedimento, investigar, diagnosticar e tratar as patologias causadoras da dor lombar crônica. O procedimento é realizado com anestesia local e leve sedação, permitindo um rápido retorno do paciente a suas atividades profissionais.
A epiduroscopia utiliza uma fibra ótica flexível de 0.9mm associada a um cateter – que serve de guia. A microcâmera de vídeo permite a visualização a cores e em tempo real, podendo ser gravada para comparação O cateter é introduzido na região sacral, por onde são ministrados medicamentos em baixa dosagem aplicados diretamente no foco da dor.
“A epiduroscopia permite investigar, diagnosticar e tratar os problemas mais frequentes, como a dor associada a pequenas hérnias de disco, sem expor o paciente aos riscos de uma cirurgia de grande porte e sem danificar a estrutura vertebral”, detalha o neurocirurgião Marcos Masini, lembrando que a intervenção traz alívio imediato ao paciente.
Pioneirismo
O neurocirurgião Aldo Calaça foi pioneiro na realização da endoscopia da coluna vertebral em Alagoas. Para tanto, o centro cirúrgico da Santa Casa de Maceió recebeu a presença de médicos italianos da Universidade de Trevisi (Itália), que trouxeram para Alagoas sua experiência neste tipo de procedimento.
Ao comentar a pesquisa, realizada em conjunto com Marcos Masini, o neurocirurgião alagoano agradeceu o apoio da Academia Brasileira de Neurocirurgia, da Universidade de Milão, do provedor Humberto Gomes de Melo, dos médicos e outros profissionais envolvidos na pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames