Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Oncologia na Estrada reúne 150 profissionais de saúde em Canapi

Oncologista clínico Divaldo Alencar fala para profissionais do Programa Saúde da Família e de Postos de Saúde

Oncologista clínico Divaldo Alencar fala para profissionais do Programa Saúde da Família e de Postos de Saúde

O projeto Oncologia na Estrada começou 2011 com o pé direito e, é claro, sempre na estrada. Desde 2008, a iniciativa vem realizando palestras sobre prevenção do câncer, destinadas a profissionais de saúde nos municípios alagoanos.
No último evento, a equipe multidisciplinar da Santa Casa de Maceió, liderada pelo oncologista Divaldo Alencar, reuniu 150 profissionais em Canapi, cidade do Alto Sertão alagoano. Também participaram do evento gestores, médicos, enfermeiras e agentes de saúde de municípios vizinhos, como Inhapi e Mata Grande.
Além do oncologista clínico Divaldo Alencar, estiveram em Canapí a enfermeira Amanda Barbosa e a psicologa Kelly Costa. Rotineiramente participam dos eventos outros profissionais integrantes do Centro de Oncologia e Hematologia da Santa Casa: assistente social, odontóloga, nutricionista e terapeuta ocupacional.
Em pauta, a prevenção, o diagnóstico e informações sobre o câncer do ponto de vista de cada um desses profissionais. Entre os temas, a relação entre alimentação e a patologia, o câncer bucal, o manejo do paciente em tratamento e os direitos garantidos por lei.
“Para os próximos encontros estamos articulando a presença de mais dois especialistas: um onco-hematologista e um oncopediatra”, antecipou Divaldo Alencar.
O custo do projeto é financiado pela Santa Casa de Maceió, cabendo ao município reunir seus profissionais de saúde e fornecer um espaço adequado para o evento.
Quando falamos sobre o câncer as palavras-chave são prevenção e diagnóstico precoce. A prevenção evita ou reduz as chances de apresentar a doença e o diagnóstico precoce aumenta o percentual de cura da maioria das neoplasias.
Entre os exames disponíveis na rede pública para rastreio massivo do câncer estão a mamografia (mama), toque retal e PSA (próstata), pesquisa de sangue oculto nas fezes (intestino e reto), além de colposcopia e citologia (útero e vagina).  
No campo da prevenção, alguns hábitos são decisivos para o surgimento do câncer, uma vez que a hereditariedade ou mesmo fatores ambientais podem antecipar ou agravar a doença. Na lista estão a alimentação inadequada, o tabagismo, a obesidade e a exposição ao sol, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames