Hospital Nossa Senhora da Guia: pesquisa revela que 27% das gestantes são menores
Pesquisa realizada no Hospital Nossa Senhora da Guia e apresentada no Congresso Multidisciplinar Saúde 2011 confirmou um dado preocupante, que vem se repetindo em maternidades públicas e filantrópicas de todo o País: quase um terço dos partos realizados na unidade, gerenciada pela Santa Casa de Maceió, são de menores de 18 anos.
“Os dados foram obtidos por meio do Acompanhamento Social a 120 gestantes que realizaram partos ou curetagem no Hospital Nossa Senhora da Guia em um total 400 atendidas mensalmente”, detalhou a assistente social Ray Gomes Lima, responsável pelo Serviço Social da unidade.
“É um problema social que afeta todas as camadas sociais e que precisa da efetivação das políticas públicas no atendimento ao adolescente. A solução passa pela ação da escola, da família e dos órgãos de garantia dos direitos da criança e do adolescente. A nós cabe acolher essas gestantes”, enfatizou Ray Gomes, lembrando que os casos mais comuns ocorrem na faixa dos 13 aos 15 anos. “Já atendemos um criança de 11 anos grávida”, acrescentou. Na maioria dos casos as adolescentes são acompanhadas pelas mães e avós, raramente pelos acompanhantes ou pais.
Outro problema identificado pela pesquisa é a inexistência de documentos essenciais para o cidadão. Apesar de 60% das gestantes apresentarem a documentação básica (certidão, RG, CPF, carteira de trabalho e cartão SUS), 16% afirmam ter apenas RG e cartão SUS, o que revelam falhas do poder público na concessão de documentos essenciais para o exercício da cidadania.
Deixe uma resposta