Maiores de 60 anos têm direito à felicidade também no sexo
Acompanhada por um jovem, certa senhora aparece num palco dançando em ritmo de discoteca. Após alguns passos e rodopios, ela deixa o parceiro, dando a entender que gostaria de algo mais frenético. Após desfazer-se de parte da vestimenta, revelando ombro e pernas, a referida senhora dá um verdadeiro show de salsa em malabarismos que poucos jovens teriam força, coragem e competência para fazer. Detalhe: a senhora tem 92 anos e o jovem é seu neto. Moral da história: quem disse que idade é impedimento para ser feliz.
Esse foi justamente o cerne da palestra da psicanalista Rosinete Mendonça Melo, que abordou a sexualidade do idoso no 2º Congresso Multidisciplinar Saúde 2011. O video com a dançarina de 92 anos arrancou aplausos e surpreendeu os participantes do evento.
Em sua palestra, Rosinete Mendonça trilhou o caminho da sexualidade humana desde a concepção de uma nova vida, passando pelas fases da infância, adolescência, juventude, adulta e chegando à terceira idade.
Com toques de bom humor, a renomada psicanalista alagoana fez uma análise da sexualidade humana a luz dos pensamentos do psicanalista Sigmund Freud. Ela alertou que em 2020 o Brasil terá 63 milhões de idosos e que é preciso que todos se preparem para viver essa etapa da vida com qualidade e com felicidade.
Rosinete Mendonça afirmou que o futuro para os idosos é agora, é hoje, por isso é preciso viver cada momento com intensidade.
“Parodiando o poeta, hoje poderemos colher a rosa mais linda que houver e a primeira estrela que vier, para enfeitar as nossas vidas, pois merecemos, fizemos por merecê-lo”, disse Rosinete Mendonça, sendo aplaudida por todos os presentes.
Deixe uma resposta