Hospital Nossa Senhora da Guia abre posto de coleta de leite humano

Mãe doa leite assistida por profissional de enfermagem

Ao abrir esta semana o seu posto de coleta de leite humano, o Hospital Nossa Senhora da Guia iniciou uma dupla campanha. A primeira visa arrecadar embalagens de vidros de maionese ou café solúvel (com tampa) e a segunda busca estimular as mães a doarem leite materno ao posto de coleta.
“A doação de leite humano não diminui a produção de leite materno. Pelo contrário, estimula as glândulas mamárias a produzirem mais leite”, enfatizou a neonatologista Délia Herrmann.
Devem comparecer ao posto de coleta as mães que realizaram os exames solicitados no pré-natal. Por isso, é preciso apresentar o cartão do pré-natal ou até os próprios exames. Esse cuidado é importante para garantir a qualidade do leite coletado e a segurança dos bebês que receberão o alimento. Também são doadoras as puérperas que estejam internadas e amamentando.

Doe embalagens de vidro
A neonatologista Janaína Nogueira convidou a população a doar recipientes de vidro lisos e transparentes com tampa de plástico, sendo descartadas aquelas com tampa metálica. As embalagens permitem a esterilização e o correto acondicionamento do leite. A campanha é necessária porque a escassez de embalagens é um sério problema enfrentado pelas unidades em todo o País.
O leite coletado no Hospital Nossa Senhora da Guia é enviado ao Hospital Universitário para ser pasteurizado. Depois, retorna para a maternidade para salvar a vida de recém-nascidos.