Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Desde a Colônia a Igreja influi na Saúde. Os padres Anchieta e Vieira já trabalhavam com filantropia; precariamente, é verdade, e completados pelas irmandades religiosas, mas ambos preocupados com os que não dispunham de assistência.
A abnegação de homens com espírito social fez com que surgissem as primeiras santas casas no Brasil, cuja origem é Olinda nos idos de 1539, e daí saíram se espalhando por todo o território nacional. O português Braz Cubas, além de fundar Santos, institucionalizaria sua santa casa, com funções de consolar e tratar enfermos e inválidos, providenciar adoção aos recém-nascidos rejeitados, sepultar os mortos.
A partir de 1915 as entidades filantrópicas abriram-se às escolas médicas para o ensino e a pesquisa. Mais tarde, haveríamos de ter o convênio entre a Santa Casa de Misericórdia de Maceió e a primeira faculdade de Medicina de Alagoas (hoje UFAL), pelo qual aquela cedia suas acomodações a serviço da graduação.
A Santa Casa de Maceió, nascida Hospital de Caridade São Vicente de Paula, segue de venta em popa: globalizada, modernizada, graças a provedorias que ao longo do tempo vêm consolidando melhoramentos que dignificam as várias administrações. Fundada em setembro de 1851, ainda no Império, fora ideia do cônego João Batista Cordeiro, o qual muitas vezes se valia de recursos da paróquia para edificar a novel entidade, que teve a participação de médicos como Dias Cabral e a chancela, no lançamento de sua pedra fundamental, do então vice-presidente da província Manoel Sobral Pinto.
A Santa Casa de Maceió é uma realidade dentro do contexto médico-social das Alagoas; com capacitações de primeiro mundo, vem levando à população carente do tão criticado e crítico Sistema Único de Saúde (SUS), aos conveniados e aos particulares um eficiente trabalho, sobretudo em medicina curativa. Organização, disciplina, criatividade são o lema do atual provedor, Dr. Humberto Gomes de Melo, paraibano que imprimiu sua marca como gestor, pelo que tudo é feito com planejamento e eficiência.
E enfrentando todos os contratempos, a nossa Santa Casa, pode-se afirmar, é uma segurança para o beneficiário, oferecendo um mundo de serviços clínicos e cirúrgicos, enfermagem, limpeza, vigilância, a vencer adversidades graças à experiência e competência dos que a gerenciam.
Deixe uma resposta